As vendas globais da Aliança Renault Nissan aumentaram em 7%, com 5.268.079 veículos vendidos no primeiro semestre de 2017. Tais números foram impulsionados pela alta demanda por modelos oriundos da parceria dos franceses e japoneses, além da primeira contribuição do novo membro do acerto, a Mitsubishi Motors.
Com relação às vendas do semestre, a comercialização dos modelos franceses aumentaram, incluindo o Clio, Sandero, Mégane, Captur e Duster. A Nissan, por sua vez, tem forte demanda pelo X-Trail/Vampira, Sentra/Sylphy, Qashqai e Altima/Teana.
Ao mesmo tempo, a Mitsubishi Motors, que aderiu à aliança no final de 2016, vendeu cerca de 495.000 veículos, graças principalmente às procuras globais do Outlander e do Montero/ Pajero na região da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
As vendas acumuladas de veículos elétricos dos três construtores também aumentaram significativamente. Durante os primeiros seis meses de 2017, os emplacamentos chegaram a 481.151 unidades, confirmando a posição da aliança como o primeiro construtor geral de carros elétricos.
O aumento das vendas de carros movido a eletricidade é devido em grande parte às vendas do Nissan Leaf e o Renault Zoe, que continua nos primeiros lugares na Europa, e também do Mitsubishi i-MiEV.
Contra o fechamento positivo dos primeiros seis meses de 2017, Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Aliança Renault-Nissan, disse:
“A Aliança alcançou recorde de vendas durante o primeiro semestre de 2017, com 5.268.079 veículos vendidos. A fim de maximizar sinergias dentro da aliança, este ano promete aumentar ainda mais, buscando economias de escala e alavancar a nossa presença no mercado global, apoiada por uma tecnologia ofertada de ponta e por modelos elétricos inovadores.”
Renault
No primeiro semestre de 2017, a marca vendeu 1.879.288 veículos, aumento de 10,4% em relação ao mercado global que cresceu apenas 2,6%.
Todas as marcas do grupo registaram aumento em seus volumes e cotas de mercado: Renault e Dacia alcançaram novos recordes de vendas e os volumes de mercado têm progredido em todas as regiões.
Em particular, incluem o forte aumento das vendas da Renault no mercado, com 19,3% na África e no Oriente Médio, Índia e 50,5% na região da Ásia-Pacífico.
Para a Nissan, na primeira metade de 2017, foram vendidos 2.894.488 veículos em todo o mundo, representando um aumento de 5,6%. As vendas da marca aumentaram 22,9% no Japão e 5,7% na Europa. Durante este período, só o Infiniti registrou aumento de 13% em relação a 2016.
Já a Mitsubishi Motors vendeu 494.303 veículos em todo o mundo, aumento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado, incluindo a recuperação de vendas de seus pequenos kei cars no Japão.
O aumento das vendas também reflete o forte crescimento da marca na China após o lançamento do SUV Outlander, fabricado localmente. Além disso, houve aumento na demanda por SUVs e picapes na região sudeste asiática.
Em 2017, a aliança entre as três marcas pretende desenvolver sinergias através de uma cooperação mais estreita entre a Mitsubishi Motors e Nissan e Renault, em áreas como compras, integração local, plataformas de veículos e outras tecnologias, tanto em mercados maduros quanto emergentes.
Os principais mercados
Veja abaixo os principais mercados da aliança:
Renault: 1º França; 2º Rússia; 3º Itália; 4º Alemanha; 5º Espanha; 6º Turquia; 7º Brasil; 8º Irã; 9º Reino Unido; 10º e Argentina.
Os dez principais mercados globais da Nissan: 1º dos EUA; 2º China; 3º Japão; 4º México; 5º Reino Unido; 6º Canadá; 7º Rússia; 8º França; 9º Itália; e 10º na Alemanha.
Mitsubishi: 1º EUA; 2º China; 3º Japão; 4º Austrália; 5º Filipinas; 6º Indonésia; 7º de Tailândia; 8º Alemanha; 9º Reino Unido; 10º Emirados Árabes Unidos.