Em 2016, a Volkswagen ultrapassou a Toyota como a maior fabricante de veículos do planeta, mesmo com os reflexos e contratempos relacionados ao caso dos motores fraudulentos, o dieselgate. Levando em conta que hoje, no mundo, circulam aproximadamente 88,1 milhões de carros, então, seguindo esta lógica, a VW teria de ser a fabricante com a maior influência nos países, correto? Vejamos…
Informações obtidas pela consultoria Regtransfers mostram que as coisas podem ser vistas de outra forma. A marca japonesa é a mais popular do mundo, com reinado em 49 países, contra 14 da montadora alemã. No Brasil, percebe-se a supremacia da Chevrolet, também forte no Chile e no Equador.
Vendo o infográfico acima, também podemos notar que a Toyota predomina sobre regiões-chave em todo o mundo, incluindo a América Latina, Ásia e África. A marca solidifica nas vendas em países como Costa Rica, Uganda, Angola, Tanzânia, Emirados Árabes unidos, Cingapura, Indonésia e Austrália.
Na sequência, vem a Volkswagen com liderança em 14 países. A maioria deles estão concentrados na Europa, com destaque para a Suíça, Bélgica, Holanda, Suécia, Alemanha, Croácia e Bielorrússia.
Chegando na casa da terceira posição está a Ford, que conseguiu afirmar mercados importantes como os EUA (competindo fortemente coma GM), Canadá e Nova Zelândia. Na quarta senta Renault e Skoda com seis países, respectivamente e, por fim, Dacia e Fiat, ambos com maior influência em cinco países cada uma.