O GP da Áustria está chegando, estando em programa para domingo no circuito de Spielberg (que tem o nome comercial de Red Bull Ring) mas a briga Vettel x Hamilton é ainda o assunto do dia. O que vai acontecer na pista, agora que a rivalidade entre os dois chegou a um nível que lembra muito Prost x Senna, ninguém sabe.
A esperança é que a disputa fique entre os limites da legalidade, embora as rixas, que acabaram envolvendo também os dirigentes de Mercedes e Ferrari, não possam ser esquecidas tão facilmente.
O circuito austríaco foi recapeado no ano passado e portanto agora se apresenta bastante escorregadio, com forças laterais de reduzida importância. Mas as forças longitudinais, entendendo-se como tais aceleração e frenagem, terão importância decisiva e conseguir a melhor tração possível será o grande desafio que os engenheiros terão pela frente. Quanto às paradas, poderão ser uma ou duas, muito dependendo do clima, que é imprevisível e que, em caso de chuva, tornará alguns pontos, em que os pilotos devem frear em subidas, bem difíceis e capazes de propiciar ultrapassagens.
Os pneus fornecidos pela Pirelli serão o macio (amarelo), supermacio (vermelho) e o ultramacio (violeta), devendo esses dois últimos serem os mais usados já que oferecem o melhor equilíbrio entre rapidez de aquecimento, performance e durabilidade.
Qualquer tentativa prévia de prognóstico deve levar em conta a superioridade até aqui demonstrada por Mercedes e Ferrari, mas pode-se acreditar que, no circuito de casa, a Red Bull tudo fará para tomar parte nessa luta. Assim vale a pena esperar por um grande espetáculo no domingo, ainda mais pelo fato de Hamilton ser penalizado com a perda de 5 posiçõoes no grid por ter sido obrigado a trocar o câmbio.