Vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com 11 pontos de 36 disputados, o São Paulo apresenta o pior início da sua história na era dos pontos corridos da competição nacional. Antes dessa edição, o pior desempenho obtido pelo tricolor, em 12 rodadas, havia sido o de 2013, quando teve 33,3% de aproveitamento. Atualmente, o rendimento do clube no torneio é de 30,6%.
Há quatro anos, nesta altura do Brasileiro, o São Paulo estava perto da zona do rebaixamento com 12 pontos (três vitórias e seis derrotas). Naquela época, o São Paulo tinha desempenho bom como visitante (em seis jogos, duas vitórias, três empates e uma derrota) e péssimo como mandante (uma vitória e cinco derrotas, também em seis jogos).
Atualmente, a situação mudou. No Brasileiro de 2017, o São Paulo fez cinco jogos como mandante e conquistou 10 pontos (três vitórias e um empate). O maior agravante da campanha tricolor é o desempenho longe de casa: em sete jogos, foram seis derrotas e apenas um empate.
O fraco desempenho do tricolor nesta edição é comparado ao dos rivais nos anos em que foram rebaixados (veja no quadro ao lado). O Palmeiras, em 2002, quando o Brasileiro tinha outro formato, era o lanterna da competição em 12 partidas disputadas. Àquela altura, o primeiro rebaixamento do alviverde já era esboçado. Passados 10 anos, o alviverde viveu o mesmo drama, estando na 16ª colocação após a 12ª rodada.
Quanto à campanha de 2007, do Corinthians, a queda para a Série B era pouco questionada, após a disputa de 12 partidas. O alvinegro era o 14º colocado, e só entrou na zona do rebaixamento na 27ª rodada do torneio.