Parece incrível, mas na pista de Sachsenring só vencem o espanhol Marc Marquez e sua Honda! Com efeito, pelo oitavo ano consecutivo, Marquez, que largou na pole, chegou em primeiro, com certa vantagem sobre o segundo colocado.
Este foi o surpreendente alemão Folger que levou sua Yamaha não oficial (o estreante alemão corre pela equipe Yamaha Tech3, com uma moto do ano passado) ao segundo lugar e chegou até mesmo a liderar por algumas voltas, antes do cometer um erro na curva 1 e permitir que Marquez reassumisse a liderança. Erro repetido por mais duas vezes, o que acabou com seu pneu traseiro e lhe impediu de lutar com Marquez pela vitória. De qualquer forma, para quem vem da Moto2 e está estreando entre os “grandes”, trata-se de um resultado sensacional, devidamente comemorado frente ao público de casa.
O companheiro de Marquez, o também espanhol Pedrosa, foi terceiro, sem conseguir acompanhar, na fase decisiva, os dois que iam à sua frente e sem ser ameaçado pela dupla da Yamaha oficial que, com Viñales e Rossi, teve que se contentar com 4º e 5º lugares.
Pior para o até então líder do campeonato, o italiano Dovizioso, que só conseguiu levar sua Ducati a um modesto 8º lugar, imitado nisso por seu companheiro Lorenzo que fechou numa modestíssima 11.a posição, mostrando que ainda não consegue dominar a Ducati, uma moto bem diferente, em suas reações, da Yamaha que pilotou, brilhantemente por sinal, até o ano passado.
O campeonato, que chegou à sua metade e que agora vai observar um mês de intervalo, voltará a 6 de agosto na tradicional pista de Brno. E voltará com Marquez como líder, com 5 pontos de vantagem sobre Viñales, 6 sobre Dovizioso e 10 sobre Rossi, sendo este o quarteto que, ao menos por ora, está na disputa pelo título. Pois o quarto colocado, o espanhol Pedrosa, companheiro de Marquez na Honda, está em quinto lugar no mundial, mas distanciado nada menos que 26 pontos do novo líder e detentor do título. Não se pode esquecer, por sinal, que Marquez ganhou 3 dos últimos 4 campeonatos.
Parta quem começou muito mal o campeonato, chegar à sua metade como líder é um resultado sensacional que, de certa forma, o transforma no favorito para mais um título. Veremos, nos 9 GPs que faltam, se Marquez vai conseguir este feito sensacional.