Fotos: divulgação
Ao testar, tempos atrás, o Logan com o novo motor 1.6 ficamos curiosos de ver como o mesmo carro se comportaria quando equipado com o motor 1.0 de 3 cilindros.
A curiosidade foi finalmente desfeita e, após usar por certo tempo esse Logan com motor 3 cilindros tanto no conturbado trânsito urbano como em rodovia, a impressão geral foi positiva.
A começar pelo item consumo, prioritário para um carro que se destina a uma faixa de público onde a economia é fator muito importante. E nesse item o nosso Logan marcou 6,1 km/litro na cidade e 11,0 km/litro na estrada, utilizando apenas álcool. Marcas que entendemos serem bem positivas e que constituem um ponto a favor deste motor 3 cilindros.
Naturalmente na comparação indireta com o Logan motor 1.6 deve-se lembrar a diferença de torque, que passa de 16 kgfm para 10,5 kgfm, embora o motor maior tenha seu pico a 4.000 rpm enquanto o menor o faz a 3.500 rpm, o que representa uma pequena vantagem. O inverso, em termos de rotação, ocorre com a potência, que de 118 cv a apenas 5.500 rpm se reduz a 82 cv mas a nada menos que 6.250 rpm.
Outra diferença sensível é o nível de ruído que dos 85,8 dB(A) a 4.125 rpm sobe para 87,1 dB(A) a 4.687 rpm no motor 3 cilindros. Isto, lembrando que a escala de ruído é logarítmica, mostra uma variação bem clara, aumentada pelo fato do Logan 1.0 ter menor quantidade de material fono-absorvente.
Pelo resto, levando em consideração que a redução de preço foi acompanhada, como não poderia deixar de ser, de algumas outras economias, este Logan se situa num patamar um pouco abaixo do irmão mais potente.
De qualquer forma, a central de entretenimento continua funcionando muito bem, é intuitiva e portanto de fácil manuseio, permitindo acesso a GPS, USB, rádio , telefone via bluetooth e modo Eco driving.
Porém muitas das qualidades mostradas pelo carro equipado com motor 1.6 são encontradas também neste irmão menor. Assim o câmbio é bem escalonado, seus engates são corretos, o sistema de freios atua a contento e a estabilidade é muito boa para a função eminentemente turística a que o carro se destina. E o espaço à disposição de motorista, passageiros e suas malas é idêntico, pelo que pode-se concluir que a escolha de um modelo ou de outro depende diretamente da disponibilidade financeira do eventual comprador e de suas exigências.
Os preços variam de R$ 41.600, na versão de entrada motor 1.0 a R$ 54.550 na versão de topo, com motor 1.6.