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Industria Automobilistica

Honda divulga informações sobre a décima geração do Accord; principal novidade é a caixa automática com 10 velocidades

por Lucas Henk 17/07/2017
por Lucas Henk 17/07/2017
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Design lembra o irmão caçula Civic, principalmente pela grade cromada que se estende sobre as lanternas

Fotos: divulgação

A décima geração do Honda Accord foi apresentada nos EUA na semana passada. Como tendência em diversos modelos de diferentes marcas, o sedã, que já foi conhecido apresentar visual “careta”, traz agora design mais moderno e um exclusivo câmbio automático com 10 velocidades, exclusivo para o seu segmento e já configurado na minivan japonesa Odyssey, ambos bastante vendidos nos EUA.

Previsto para chegar às lojas norte-americanas no final de setembro, o novo sedã agora se parece ainda mais com o Civic, muito pela grade cromada que se estende até as lanternas e pelo capô, que, por sua vez, apresenta ponta protuberante. A traseira também traz luzes em formato bumerangue, só que mais estreitas e um spoiler para dar um ar mais atlético ao Accord. O teto também traz caimento mais acentuado a partir da coluna b, que nos faz lembrar um pouco o Ford Focus Fastback.

Caimento do teto, a partir da coluna B, lembra o de um modelo Fastback; há ainda um pequeno aerofólio na parte traseira

Agora, a distância entre-eixos está 5,4 cm maior, mesmo com a carroceria mais curta. A distância entre o solo diminuiu 1,49 cm e o comprimento encolheu cerca de um centímetro. Com uma nova estrutura com 29% com mais aço de alta resistência, não é de se espantar que os engenheiros tenham conseguido reduzir de 50 kg a 80 kg, dependendo da guarnição.

Motor

Sob o capô, a Honda usou o 1.5 16V turbo com injeção direta do Civic Touring, só agora ajustado para entregar 194 cv a 5.500 rpm e 26,5 kgfm entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Nesta configuração de entrada, a caixa de câmbio é a CVT com possibilidade de simulação de marchas em seis níveis.

Atrás, há destaque também para as lanternas em formato bumerangue (oi, Civic) e a dupla saída de escape

Na opção topo de linha, o propulsor será o 2.0 16V (similar com o usado no Type R). Aqui, a potência já sobe para 255 cv e 37,7 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm. A título de comparação, o antigo motor V6 3.5 entregava 281 cv e 34,8 kgfm de torque a 4.900 rpm, o que irá ser mais eficiente (ainda não houve divulgação sobre dados de desempenho). O câmbio automático com 10 velocidades só vai configurar esta versão topo. Entretanto, paradoxalmente, há opção de uma caixa manual com seis velocidades equipar o sedã nas configuração esportivas.

A Honda ainda informou que uma versão híbrida deverá ser lançada, mas sem data estipulada. O Accord amigo do meio ambiente será novamente construído em Marysville, Ohio, após alguns anos de produção no Japão.

Por dentro, a marca nipônica incorporou ao Accord acabamento mais bem trabalhado. O volante continua sendo de três raios, só que com novo desenho. O quadro de instrumentos também mudou, agora sendo mais simples, só que agora é digital e de sete polegadas. Um ponto interessante é que o acionamento do câmbio passa a ser realizado via botões em detrimento da convencional alavanca.

Por dentro, a nova tela de oito polegadas agora está mais para cima e o painel, digital, também tem layout (leiaute) novo

A tela multifuncional de oito polegadas (compatível com Apple Car Play e Android Auto) do painel de instrumentos está localizada mais acima do que em relação ao antigo Accord. Em termos tecnológicos, a lista é extensa e pode incluir assistência de condução e de frenagem em emergência, rastreamento de veículos roubados, sistema de monitoramento de ponto cego (LaneWatch) carregamento do aparelho de celular sem fio e tantas outros itens.

Informações mais detalhadas serão fornecidas mais perto do lançamento oficial, mas, no entanto, o Accord 1.5 estará disponível em seis configurações – LX, Sport, EX, EX-L, EX-L Navi e Touring. O modelo de 2.0 litros possui quatro guarnições, que são Sport, EX-L, EX-L Navi e Touring, e o novo Accord Hybrid estará disponível em outras cinco – Hybrid, EX, EX-L, EX-L Navi e Touring.

honda accordHonda accord touringnovo honda accordsedã japonês
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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