Fotos: divulgação
A décima geração do Honda Accord foi apresentada nos EUA na semana passada. Como tendência em diversos modelos de diferentes marcas, o sedã, que já foi conhecido apresentar visual “careta”, traz agora design mais moderno e um exclusivo câmbio automático com 10 velocidades, exclusivo para o seu segmento e já configurado na minivan japonesa Odyssey, ambos bastante vendidos nos EUA.
Previsto para chegar às lojas norte-americanas no final de setembro, o novo sedã agora se parece ainda mais com o Civic, muito pela grade cromada que se estende até as lanternas e pelo capô, que, por sua vez, apresenta ponta protuberante. A traseira também traz luzes em formato bumerangue, só que mais estreitas e um spoiler para dar um ar mais atlético ao Accord. O teto também traz caimento mais acentuado a partir da coluna b, que nos faz lembrar um pouco o Ford Focus Fastback.
Agora, a distância entre-eixos está 5,4 cm maior, mesmo com a carroceria mais curta. A distância entre o solo diminuiu 1,49 cm e o comprimento encolheu cerca de um centímetro. Com uma nova estrutura com 29% com mais aço de alta resistência, não é de se espantar que os engenheiros tenham conseguido reduzir de 50 kg a 80 kg, dependendo da guarnição.
Motor
Sob o capô, a Honda usou o 1.5 16V turbo com injeção direta do Civic Touring, só agora ajustado para entregar 194 cv a 5.500 rpm e 26,5 kgfm entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Nesta configuração de entrada, a caixa de câmbio é a CVT com possibilidade de simulação de marchas em seis níveis.
Na opção topo de linha, o propulsor será o 2.0 16V (similar com o usado no Type R). Aqui, a potência já sobe para 255 cv e 37,7 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm. A título de comparação, o antigo motor V6 3.5 entregava 281 cv e 34,8 kgfm de torque a 4.900 rpm, o que irá ser mais eficiente (ainda não houve divulgação sobre dados de desempenho). O câmbio automático com 10 velocidades só vai configurar esta versão topo. Entretanto, paradoxalmente, há opção de uma caixa manual com seis velocidades equipar o sedã nas configuração esportivas.
A Honda ainda informou que uma versão híbrida deverá ser lançada, mas sem data estipulada. O Accord amigo do meio ambiente será novamente construído em Marysville, Ohio, após alguns anos de produção no Japão.
Por dentro, a marca nipônica incorporou ao Accord acabamento mais bem trabalhado. O volante continua sendo de três raios, só que com novo desenho. O quadro de instrumentos também mudou, agora sendo mais simples, só que agora é digital e de sete polegadas. Um ponto interessante é que o acionamento do câmbio passa a ser realizado via botões em detrimento da convencional alavanca.
A tela multifuncional de oito polegadas (compatível com Apple Car Play e Android Auto) do painel de instrumentos está localizada mais acima do que em relação ao antigo Accord. Em termos tecnológicos, a lista é extensa e pode incluir assistência de condução e de frenagem em emergência, rastreamento de veículos roubados, sistema de monitoramento de ponto cego (LaneWatch) carregamento do aparelho de celular sem fio e tantas outros itens.
Informações mais detalhadas serão fornecidas mais perto do lançamento oficial, mas, no entanto, o Accord 1.5 estará disponível em seis configurações – LX, Sport, EX, EX-L, EX-L Navi e Touring. O modelo de 2.0 litros possui quatro guarnições, que são Sport, EX-L, EX-L Navi e Touring, e o novo Accord Hybrid estará disponível em outras cinco – Hybrid, EX, EX-L, EX-L Navi e Touring.