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FordIndustria Automobilistica

Ford apresenta quarta geração do SUV compacto Ecosport; preços partem de R$73.990

por Lucas Henk 26/07/2017
por Lucas Henk 26/07/2017
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Frente remodelada ganha maior e única grade; faróis de milhas são maiores e anguloso

Passaram-se 14 anos desde a sua estreia no Brasil. Ele agora está prestes a debutar e chega, modelo 2018, repleto de novidades. Estou falando da quarta geração do Ford Ecosport, SUV compacto precursor da categoria no País, que foi apresentado à imprensa especializada nesta terça-feira (25), em Recife, Pernambuco. Modelo chega com preço incial de R$ 73.990.

As novas opções da linha inclui a versão entrada SE pelo preço supracitado com transmissão manual e R$78.990 com transmissão automática. Em seguida vem a opção FreeStyle (responsável pelo grande montante das vendas) manual por R$81.490 e automática por R$86.490, ambas equipadas com o novo motor 1.5 Flex de três cilindros. Já a versão Titanium, topo, sai por R$93.990, exclusivamente com motor 2.0 Direct Flex e transmissão automática de seis velocidades. Isso mesmo, a marca deu adeus ao problemático e polêmico câmbio de dupla embreagem Powershift.

Plástica nele!

Conforme manda o figurino, quando um modelo já existente é atualizado, mudanças precisam ser feitas, sempre para melhores, assim esperamos. Posto isto, para o novo Eco, a Ford trouxe uma grade maior em detrimento da anterior, que era mais fina e ladeada pelas lanternas.

Parte traseira não foi alterada, enquanto que o estepe do lado de fora foi mantido como marca registrada

Os faróis, assim como os de milhas, ganharam novo formato, agora maiores e com linhas mais angulosas. No geral, a frente está com aspecto mais “bicuda”. Em contrapartida, a parte traseira foi mantida inalterada, inclusive com o estepe acoplado à tampa do porta-malas. Por dentro, podemos destacar que houve algumas alterações, principalmente nas versões mais caras por trazem painel soft touch (toque macio), falta certo requinte e aspecto de refinamento.

Propulsores

Como parte da força de resposta à forte concorrência, a Ford traz ao novo Ecosport nova força motriz mais avançada. Sai o quatro cilindros 1.6 Sigma flexível de até 131 cavalos e 16,1 kgf.m e entra o novo 1.5 de três cilindros que desenvolve 137 cv e 16 kgf.m de torque. Mesmo com um cilindro a menos, o suvinho consegue entregar mais potência em relação ao modelo anterior.

Novo Ford Ecosport chega às lojas na primeira quinzena de agosto

Algumas mudanças do novo motor se dá pelo eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos coletor de escape integrado, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (TiVCT).

Para a versão mais cara, a Titanium (R$93.990) terá o já conhecido 2.0 Direct Flex com injeção direta e 176 cv. Um ponto forte do Eco é que ele traz o motor mais potente da categoria, inclusive com relativa vantagem sobre os concorrentes. Em ambas as versões, o novo câmbio automático com seis velocidades toma o lugar do desagradável Powershift com dupla embreagem que vibrava e titubeava, motivo pelo qual acarretou processos de milhares de consumidores Ford, principalmente nos EUA.

Tela com 6,5 polegadas é exclusiva da versão de entrada SE, mas traz espelhamento

Conectividade e segurança

Para sobreviver ao segmento mais acirrado e com disputas incansáveis, as marcas precisam lançar mão de tecnologias, tanto de segurança quanto de conectividade. Então vamos lá: de série, o Escosport traz sete airbags, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina, volante com revestimento em couro e controle de estabilidade com sistema anticapotamento (RSC).

A versão de entrada SE traz o sistema multimídia SYNC 3 (mapas redesenhados disponíveis em 2D e em 3D) com tela de 6,5 polegadas (duas entradas para USB e Bluetooh), enquanto que a FreeStyle e a Titanium são de oito. Ambas trazem conectividade para Android Auto e Apple CarPlay e outros recursos, como AppLink e Assistência de Emergência.

Opção de câmbio automático agora é exclusividade da configuração Titanium

Preços, versões e seus itens

A marca manteve as mesmas configurações do modelo anterior para o novo. Veja abaixo toda a gama e acessórios disponíveis:

Ford Ecosport SE 1.5 manual – R$ 73.990: sete airbags, Advance Trac com RSC, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, sistema de entretenimento Sync 3 com tela de 6,5 polegadas, espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay com Bluetooh e duas entradas USB, revestimento do volante em couro, farol de neblina e rodas e liga leve de 16 polegadas.

Ford Ecosport SE 1.5 automático – R$ 78.990: acrescenta o câmbio automático com seis velocidades, paddle shifts e piloto automático.

Ford Ecosport FreeStyle 1.5 manual – R$ 81.490: todos os itens da versão manual, câmera de ré, sistema de entretenimento Sync 3 com tela de 8 polegadas, espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay com Bluetooth, GPS, painel soft touch, ar-condicionado digital e bancos com revestimento em couro e tecido.

Ford Ecosport FreeStyle 1.5 automático – R$ 86.490: todos os acessórios supracitados, paddle shift e luzes diurnas em LEDs.

Ford Ecosport FreeStyle 2.0 automático – R$ 93.990: os itens acima mencionados, sistema de monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente e partida do motor feita por botão, teto solar elétrico, farol de xenônio, sistema de som com nove alto falantes, acendimento automático dos faróis e rodas de 17 polegadas.

Quer adquirir um?

Como forte ofensiva de venda (fator novidade conta bastante), a Ford anunciou uma promoção diferenciada de financiamento com taxa de 0,99% ao mês e a primeira revisão grátis para os clientes que fizerem a reserva antecipada do SUV. Para proprietários atuais do crossover, além da primeira revisão sem custo o financiamento será com juro zero.

Ao volante

Com direção mais precisa, o novo câmbio automático casa com excelência e funcionalidade. Não há vibrações como o PowerShift. A suspensão recebeu ajustes e oferece boa dirigibilidade. A resposta do motor 1.5 são rápidas e o torque já nasce cedo. Com o motor 2.0, ele demora um pouco para acordar, mas nada tão grave assim.

Ford investiu no segmento SUV compacto para suprir demanda por utilitários

Cronologia do Ford Ecosport

Segundo a marca, o nascimento do SUV veio por meio da percepção sobre o aumento da procura por utilitários esportivos. No ano de 2002, o modelo teve pré-estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, onde foi uma das atrações, muito pelo fator novidade. No ano seguinte, mais precisamente em abril, o Ecosport foi apresentado aos jornalistas segmentados, com grande expectativa. Em 2003, a Ford acrescentou à linha a opção 4X4, na tentativa de realçar o lado aventureiro do modelo.

No ano de 2005 e 2006, o crossover enaltece ainda mais o seu pioneirismo, com a adoção do motor 1.6 flexível, de forma inédita para o segmento, e também acontece o lançamento da versão FreeStyle, com itens de estilo personalizados e do sistema de áudio com conexão para iPod, USB, auxiliar frontal e Bluetooth para celular.

Motor flexível e chegada da configuração FreeStyle marcaram o modelo 2006

Vendo cada vez mais os consumidores caírem no gosto dos SUVs, outra marcas começam a “colocar as mangas de fora” na tentativa de roubar o espaço conquistado pelo Ford. Em 2007, a linha ganha a primeira reestilização no visual e câmbio automático de quatro marchas com opção overdrive.

Primeiro tapa no visual chegou em 2007; estepe sempre se manteve externo

Entre 2008 e 2013, as mudanças se restringiram à chegada do motor 2.0 flexível e à apresentação do novo Ecosport de geração global no Brasil, na Índia e na China. Na sequência, o utilitário ganhou o embaraçoso câmbio de dupla embreagem PowerShift. De lá para cá, não houve mudanças no visual, mas, sim, relevantes acréscimos em itens de segurança e a evolução do sistema de conectividade Sync.

Jornalista viajou a convite da Ford

CrossoverFordford ecosport 2018SUVSuv compacto
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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