Domingo é em Silverstone, onde o Campeonato Mundial de Formula 1 começou. Foi em 13 de maio de 1950 quando 21 carros largaram tendo na primeira fila (naquele tempo 4 carros, e não apenas 2 como hoje, largavam na frente) quatro Alfa Romeo. Era o carro que dominava e a pole de Nino Farina apenas antecipava sua vitória após 70 voltas, quando só 12 carros conseguiram se classificar, com três Alfa Romeo ocupando as três primeiras colocações.
Aliás, ao término daquele primeiro mundial, três Alfa Romeo ocuparam as posições de honra, com Farina campeão, o argentino Fangio vice e Fagioli terceiro. Isto num campeonato ao qual tinham se inscrito, além da favoritíssima Alfa Romeo, as equipes de Ferrari, Maserati, Talbot e Gordini.
Hoje a situação é muito diversa, ao redor da F1 existe um negócio de bilhões de dólares. E isto pode ser visto na tomada de posição dos organizadores deste GP da Grã Bretanha que, utilizando uma cláusula contratual, rescindiram antecipadamente o contrato com os novos donos do mundial. Alegando – o que não deixa de ser verdadeiro – grandes prejuízos nos últimos anos. Naturalmente os entendimentos para um novo contrato logo mais serão iniciados, pois seriam impensável uma F1 sem Silverstone.
Quanto ao mundial deste ano, Silverstone poderá ser um divisor de águas, pois marca a metade do campeonato. Um campeonato que vê Vettel liderando com 20 pontos à frente de Hamilton e este,por sua vez, 15 à frente do companheiro de equipe Bottas.
Aí então abrem-se vários diferentes cenários. Lembrando que Hamilton sempre anda bem em Silverstone, uma sua vitória seria perfeitamente normal e se também Bottas ficasse à frente de Vettel o campeonato embolaria de vez.
Outra hipótese seria a de uma nova vitória de Bottas, com Vettel e Hamilton mais para trás, o que poria o finlandês na luta direta pelo título e não mais como escudeiro de luxo do inglês.
Finalmente um terceiro cenário seria a de uma vitória de Vettel, que consolidaria sua vantagem no campeonato e lhe daria certa favoritismo na luta pelo título.
Em resumo, um GP para se assistir da primeira à última volta…