A Jaguar apresentou oficialmente, nesta quinta-feira (13), em Londres , Inglaterra, o seu mais novo membro da família, o compacto E-Pace. Com passaporte carimbado para o Brasil só que ainda sem preço definido, o modelo inaugura a gama de entrada dos SUVs da marca inglesa.
O Jaguar E- Pace é um SUV de cinco lugares que chega para fazer frente à soberania germânica (BMW X1, Audi Q3 e Mercedes GLA) no segmento premium. Para isto, a novidade será disposta em quatro versões: S, SE, HSE, R-Dynamic.
Seu design exterior é inspirado no superesportivo F-TYPE, especialmente pela grade frontal, pelas lanternas dianteiras e traseiras, o teto e janelas laterais. O motor que equipa o E-Pace é o já conhecido Ingenium turbo a gasolina, que desenvolve 300 cv e faz o veículo aos 100 km/h em 6,4 segundos, com máxima limitada em 243 km/h. Para os condutores que não façam questão de emoção abordo, a marca oferece a configuração a diesel, mais tímido, com 150 cv. A transmissão é a automática ZF com nove velocidades.
Por dentro, não poderia esperar menos do que um SUV premium. Logo de cara, quem entrar no modelo verá uma grande tela de 10 polegadas com espelhamento para Apple Car Play e Android Auto e que ostenta até conectividade com o Spotify. O InControl da Jaguar que equipa o SUV permite ao cliente que acesse informações sobre o números de serviços de emergência, em caso de acidente, ou mesmo o nível do tanque de combustível e a autonomia do veículo, tudo à distância acessado pelo smartphone ou smartwatch.
Espaço a bordo não vai faltar, pois a distância entre-eixos do SUV é de 2,681 mm, com 4,395 mm de comprimento e porta-malas com 577 litros para a bagagem.Ah, outro mimo é a capacidade do cliente regular a temperatura ideal do ar-condicionado ou dar a partida do modelo antes de entrar no E-Pace.
Outra novidade é que, de acordo com a Jaguar, este é o primeiro modelo a ser equipado com a tecnologia Active Driveline, aliado à tração nas quatro rodas. A configuração proporciona combinação de estabilidade e esportividade, ao variar a força enviada aos eixos traseiro e dianteiro de acordo com a situação. Em outras palavras, o item acima emprega a energia necessária para o eixo dianteiro ou traseiro de acordo com a necessidade.
Tantas outras tecnologias são presentes no SUV compacto, como o controle do motorista por meio de configurações individuais de aceleração, trocas de marcha e respostas aos comandos de direção, frenagem autônoma monitoradas por câmeras, detecção de pedestres, sistema que mantém o E-Pace na mesma faixa de rodagem e a Traffic Sign Recognition, capaz de realizar leitura das placas de trânsito.
Há ainda uma câmera estéreo do lado externo que faz leitura para o sistema de frenagem autônoma de emergência que conta com detecção de pedestres e também atua em sistemas como o Lane Keep Assist, que controla o veículo e o mantém trafegando na mesma faixa de rolamento, o Traffic Sign Recognition, tecnologia capaz de identificar e respeitar a sinalização de trânsito e, ainda, a última geração do Head-Up Display, acessório que projeta no para-brisa diversas informações importantes ao condutor.