Depois de muita expectativa, a Mercedes finalmente apresentou, nesta terça-feira (18), em evento na África do Sul, sua picape média Classe X. Estreando no segmento, o modelo está previsto para chegar ao mercado europeu em novembro custando 36.194 euros, algo em torno de R$ 130 mil sem impostos. Para o Brasil, a expectativa é a de que desembarque em 2019, construída na planta de Santa Isabel, Argentina, ao lado da Nissan Frontier e Renault Alaskan.
Por falar nelas, o desenvolvimento é oriundo da parceria Renault-Nissan com a Mercedes-Benz, uma vez que a plataforma adotada na Classe X é a mesma utilizada nas picapes supracitadas. Mas, uma vez as três em solo nacional e somado aos modelos já atuantes aqui, a competitividade pode não ser tão acirrada, levando em conta a possibilidade de disparidade entre os preços articulados.
Visual
As lanternas dianteiras, que possuem LEDs na pate superior e fazem limite com uma grade de dois arcos horizontais, lembram o formato da Ford Ranger, enquanto que as traseiras são verticais com abertura padrão entre as picapes (médias) da categoria, com 90 graus, salvo a Fiat Toro, que oferece acesso para os lados, só que é menor e mais barata. As rodas da Classe X podem ser de 17 pol, 18 po e 19 pol, de acordo com a configuração ou de forma opcional.
Sob o capô
A priori, a nova picape será oferecida com dois motores diferentes de quatro cilindros. Único como opção a gasolina, a versão X 200 terá um 2.0 turbo de 166 cavalos e 24 kgfm de torque. Depois vem a X 220d, com um 2.0 turbodiesel de 163 cv e 41 kgfm e a X 250d, que oferece um 2.3 turbodiesel com 190 cv e 46 kgfm. As transmissões podem ser manual de seis marchas ou automática de sete velocidades, com tração nas rodas traseiras ou 4X4.
Para a versão topo de linha, há um V6 3.0 turbodiesel de 258 cv e 56 kgfm aliado a tração 4Matic e ao câmbio automático de sete marchas 7G-Tronic. A suspensão é independente na dianteira e eixo sólido multilink atrás. Diga-se de passagem, a nova Classe X vai se tornar a picape mais potente do segmento, deixando os 224 cv e 56,1 kgfm da VW Amarok como segundo.
O modelo também oferece as opções do Dynamic Select, com diferentes modos de condução que alteram o comportamento da picape, como a resposta do motor, trocas de marchas e balanço da suspensão, sendo eles: Comfort, ECO, Sport, Manual e Offroad, com acionamento feito por um botão no painel, perto da alavanca do câmbio.
Dimensões
A carroceria mede 5,34 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,82 m de altura e distância entre eixos com 3,15 metros. A caçamba, que é iluminada e oferece uma tomada 12 V, mede 1,59 m de comprimento, 1,56 m de largura e 0,47 m profundidade. A Classe X terá capacidade de levar até 1.100 kg de carga ou rebocar até 3.500 kg, está certamente para a versão mais potente. A altura do solo é de 202 mm, mas pode ser aumentada para 222 mm com uma suspensão fora de estrada de forma opcional. Existem, ainda, diferentes tipos de coberturas do compartimento de carga, de acordo com a preferência de cada comprador.
A parte interna não segue o mesmo padrão de luxo da Mercedes-Benz, mas não fica atrás dos concorrentes que sempre oferecem bastante plástico na cabine. O painel principal é analógico, mas traz uma pequena tela digital de 5,4 polegadas com diversos informativos à condução, volante multifuncional de três raios, enquanto que as saídas de ar arredondadas são localizadas logo abaixo da tela de 8,4 polegadas.