Se você está se perguntando se esse i30 veio para ser enganar os consumidores igual a marca fez com o Veloster, de que se tratava de um legítimo esportivo, pode ficar tranquilo. Diferentemente com o que a CAOA fez à época, agora o papo é sério (se você não soube, a marca mentiu quanto a potência declarada e sobre itens de série, o que rendeu processo e perda). Então, agora conheça o primeiro carro com desempenho feito pelo fabricante sul-coreano, o novo Hyundai i30 N.
Esse legítimo hot hacth ainda será apresentado na Europa até o fim deste ano e será oferecido ao mercado em duas versões, sendo ambas alimentadas por um motor 2.0 turbo acoplado a um câmbio manual com seis velocidades. Este coreano é mais potente do que o Golf GTI (245 cv), só que menos do que o Honda Civic Type R (310 cv).
O modelo nasceu em Namyang, no Centro de desenvolvimento P & D global da Hyundai Motor, na Coreia e aprimorado no circuito de Nürburgring, Alemanha. A versão de entrada terá 250 cavalos, enquanto que a topo virá com 275 cv e 35,9 kgfm de torque. Existe ainda a opção do botão overboost que, ao acioná-lo, o torque aumenta em 8%, ao passo que o ronco do motor faz a sua parte com o duplo sistema de escape com válvula variável.
A aceleração aos 100 km/h é cumprida em 6,4 segundos para a configuração de entrada e 6,1 s para a mais potente. Em ambos os casos, o chassi foi atualizado, em relação ao i30 convencional, e conta com uma nova suspensão adaptativa que oferece ao motorista cinco modos de condução distintos: Eco, Normal, Sport, N e N Custom. Para os motoristas mais desafiadores, o controle de estabilidade pode ser desligado para a mais pura diversão oferecida.
O visual é bem acertado e traz o que muitos carros com apelo esportivo têm: grade em colmeia, spoilers dianteiros com detalhes em vermelho (também atrás) na parte inferior, rodas de liga leve padrão de 18 polegadas (as de 19 pol são opcionais no i30 N), um pequeno aerofólio traseiro junto com difusor e detalhes N dispostos pela carroceria. Em síntese, um visual bem másculo!
Por dentro, o i 30 N parece ter bom acabamento. Os pedais de embreagem e o lugar para descansar o pé esquerdo são em alumínio, enquanto que o volante multifuncional é redondo, o que poderia ser com a base reta, não é? No painel, o motorista ainda pode contar com indicador para a melhor hora de trocar a marcha e ainda opção para controle de largada. O hot hacth vem com a exclusiva pintura Performance Blue, ao passo que, caso o cliente opte por outras, há mais seis cores exteriores diferentes. Não existem informações sobre o desembarque do modelo ao Brasil. Mas bem que gostaríamos…