Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Civic turbo, um carro bem resolvido

por Claudio Carsughi 13/07/2017
por Claudio Carsughi 13/07/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Fotos: Lucas Henk

Pouco tempo atrás, testamos a versão de entrada do Honda Civic, denominada impropriamente “Sport”, vendida a R$ 87.900 e ficamos muito bem impressionados com o carro. Foi com natural curiosidade que andamos agora na versão topo da gama, denominada “Touring CVT” e vendida a R$ 124,900, com apenas um opcional disponível, a pintura, que pode ser metalizada (+ 1.200 reais) ou perolizada (+ 1.500 reais). Todo o resto, desde o teto solar aos bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista e ao bom sistema de entretenimento, vem de série.

Sendo assim, a configuração Touring traz tela de sete polegadas touchscreen com navegador e espelhamento para smartphones (Apple CarPlay e Android Auto), entrada HDMI, duas portas USB e conectividade via Bluetooth. Já não é novidade em alguns modelos existir partida por botão em detrimento da tradicional chave. Na opção Touring, pode-se, ainda, acioná-lo à distância graças a presença de sensores, assim como existem também outros que acionam os faróis, limpadores de para-brisas e etc.

Um detalhe que achamos bem útil é o sistema que diminui os pontos cegos para o espelho retrovisor externo do lado direto. Batizado de pela marca de LaneWatch, trata-se de uma câmera fixada neste mesmo acessório que, ao acionar a seta para a direita, a imagem externa passa a ser transmitida para a tela de sete polegadas, dando excelente ângulo de visão. Isso reduz, e muito, as chances de colidir com o motorista ou motociclista que estiverem trafegando ao lado. Posto isto, sua utilidade é marcante no trânsito conturbado de nossas metrópoles.

Ainda ajudando o motorista, temos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com alerta visual e sonoro ao mesmo tempo, faróis em xenônio e de neblina e também lanternas com assinatura em LED. Este conjunto, que se revela bem confortável, tem suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, passando a sensação de absorver muito bem o asfalto deteriorado das grandes cidades, e utiliza motor 1.5 de duplo comando de válvulas com turbo e injeção direta de combustível (gasolina).

O motor tem 173 cv e, sobretudo, se faz apreciar por sua curva de torque que, de 1.700 a 5.500 rpm, fornece 22,4 kgfm. Isto, acoplado à transmissão CVT (que pode ser utilizada imitando um câmbio de 7 marchas e comandos localizados atrás da direção), torna o carro muito agradável e, graças ao bom tratamento acústico, incluindo aí o para-brisa, faz qualquer engarrafamento ser suportado com tranquilidade. O consumo se mostrou outro ponto a seu favor, com média para 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l em ciclo rodoviário, com gasolina.

As respostas da suspensão em termos de estabilidade são boas, sem, para isso, tornar o carro muito duro. O sistema de freios atua a contento em qualquer situação, a direção tem assistência elétrica progressiva e o sistema de áudio (são 180 w de potência, com 4 falantes e 4 tweeters) completam a impressão de um carro de luxo.
Em minha opinião, a Honda bem que poderia, utilizando este pacote, oferecer uma versão com um toque de esportividade, trocando a transmissão CVT pelo excelente câmbio mecânico de 6 marchas usado no modelo de entrada. Certamente ganharia um nicho de mercado muito interessante…

Ficha técnica – Honda Civic Touring

Preço: R$ 124.900 mil

Motor: gasolina, 4 cil 1.5 turbo, 173 cv a 5.500 rpm

Torque: 22,4 mkgf entre 1.700 e 5.500 rpm

Câmbio: automático CVT, 7 marchas virtuais

Tração: dianteira

Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,9 segundos

Velocidade máxima: n/d

Peso: 1.326 kg

Pneus: 225/45 com rodas aro 17 polegadas

Capacidade do porta-malas: 525 litros

Tanque de combustível: 56 litros

Dimensões: comp. 463,7 cm, larg. 180 cm e alt. 143,3 cm e entre-eixos de 270 cm

Civic Touring CVTCivic turboHonda Civic Touringmarca japonesasedã topo de linha
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Show de ilusionismo no Allianz Parque
Próximo
FCA fechará fábrica produtora do Dodge Viper em 31 de agosto

Você também pode gostar...

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos