Fotos: Lucas Henk
Pouco tempo atrás, testamos a versão de entrada do Honda Civic, denominada impropriamente “Sport”, vendida a R$ 87.900 e ficamos muito bem impressionados com o carro. Foi com natural curiosidade que andamos agora na versão topo da gama, denominada “Touring CVT” e vendida a R$ 124,900, com apenas um opcional disponível, a pintura, que pode ser metalizada (+ 1.200 reais) ou perolizada (+ 1.500 reais). Todo o resto, desde o teto solar aos bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista e ao bom sistema de entretenimento, vem de série.
Sendo assim, a configuração Touring traz tela de sete polegadas touchscreen com navegador e espelhamento para smartphones (Apple CarPlay e Android Auto), entrada HDMI, duas portas USB e conectividade via Bluetooth. Já não é novidade em alguns modelos existir partida por botão em detrimento da tradicional chave. Na opção Touring, pode-se, ainda, acioná-lo à distância graças a presença de sensores, assim como existem também outros que acionam os faróis, limpadores de para-brisas e etc.
Um detalhe que achamos bem útil é o sistema que diminui os pontos cegos para o espelho retrovisor externo do lado direto. Batizado de pela marca de LaneWatch, trata-se de uma câmera fixada neste mesmo acessório que, ao acionar a seta para a direita, a imagem externa passa a ser transmitida para a tela de sete polegadas, dando excelente ângulo de visão. Isso reduz, e muito, as chances de colidir com o motorista ou motociclista que estiverem trafegando ao lado. Posto isto, sua utilidade é marcante no trânsito conturbado de nossas metrópoles.
Ainda ajudando o motorista, temos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com alerta visual e sonoro ao mesmo tempo, faróis em xenônio e de neblina e também lanternas com assinatura em LED. Este conjunto, que se revela bem confortável, tem suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, passando a sensação de absorver muito bem o asfalto deteriorado das grandes cidades, e utiliza motor 1.5 de duplo comando de válvulas com turbo e injeção direta de combustível (gasolina).
O motor tem 173 cv e, sobretudo, se faz apreciar por sua curva de torque que, de 1.700 a 5.500 rpm, fornece 22,4 kgfm. Isto, acoplado à transmissão CVT (que pode ser utilizada imitando um câmbio de 7 marchas e comandos localizados atrás da direção), torna o carro muito agradável e, graças ao bom tratamento acústico, incluindo aí o para-brisa, faz qualquer engarrafamento ser suportado com tranquilidade. O consumo se mostrou outro ponto a seu favor, com média para 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l em ciclo rodoviário, com gasolina.
As respostas da suspensão em termos de estabilidade são boas, sem, para isso, tornar o carro muito duro. O sistema de freios atua a contento em qualquer situação, a direção tem assistência elétrica progressiva e o sistema de áudio (são 180 w de potência, com 4 falantes e 4 tweeters) completam a impressão de um carro de luxo.
Em minha opinião, a Honda bem que poderia, utilizando este pacote, oferecer uma versão com um toque de esportividade, trocando a transmissão CVT pelo excelente câmbio mecânico de 6 marchas usado no modelo de entrada. Certamente ganharia um nicho de mercado muito interessante…
Ficha técnica – Honda Civic Touring
Preço: R$ 124.900 mil
Motor: gasolina, 4 cil 1.5 turbo, 173 cv a 5.500 rpm
Torque: 22,4 mkgf entre 1.700 e 5.500 rpm
Câmbio: automático CVT, 7 marchas virtuais
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,9 segundos
Velocidade máxima: n/d
Peso: 1.326 kg
Pneus: 225/45 com rodas aro 17 polegadas
Capacidade do porta-malas: 525 litros
Tanque de combustível: 56 litros
Dimensões: comp. 463,7 cm, larg. 180 cm e alt. 143,3 cm e entre-eixos de 270 cm