Se eu tivesse que apostar minhas fichas em um único candidato ao título da Copa do Brasil, o time seria o Grêmio. Após o sorteio dos confrontos das quartas de final, tive a certeza de que optei pela melhor opção.
Isso porque a jornada da equipe de Renato Gaúcho até a final do torneio indica ser a mais tranquila. Nas quartas, o Grêmio pega um Atlético-PR que não vive bom momento na temporada, mas que conseguiu uma classificação heroica ao mata-mata da Libertadores — o que indica certa periculosidade da equipe paranaense.
Além disso, do mesmo lado da chave, Cruzeiro e Palmeiras brigam por uma vaga nas semis. Ambos vivem oscilando na temporada, e ainda não passam segurança ao torcedor. Contudo, o time mineiro conta com as vantagens de não ter o desgaste da Libertadores — uma vez que não participa — e de poder decidir em casa.
Do outro lado, estão os duelos mais equilibrados. O Santos, que estará sob novo comandante, encara o reforçado elenco do Flamengo. Enquanto isso, Botafogo e Atlético-MG duelam pela outra vaga. Para mim, o rubro-negro carioca e o alvinegro de Minas Gerais levam leve favoritismo pelo o que apresentam no papel.
Mas é claro que até 28 de junho ou 5 de julho — ainda não foram definidas as datas dos confrontos de ida — tudo pode mudar.