O GP de Baku, disputado domingo, vai passar para a história como um dos mais polêmicos dos últimos tempos e o que apresentou um pódio absolutamente inesperado, com vitória de Ricciardo (Red Bull), segundo lugar de Bottas (Mercedes) e terceiro de Stroll (Williams), o mais jovem estreante a subir ao pódio.
O que parecia destinado a um festival Mercedes, com Hamilton e Bottas largando na primeira fila, enquanto Raikkonen e Vettel largavam na segunda, acabou apresentando uma série de fatos insperados, sucessivas entradas do “safety-car” e até mesmo uma bandeira vermelha interrompendo o GP. Isto tudo em função das dificuldades do traçado de rua desta cidade, que mistura história e futuro, e da inexperiência de seus fiscais de pista, somados às dificuldades de acesso por parte dos meios de socorro (nada a ver com Monaco, por exemplo).
As batidas foram numerosas, a começar pelo choque entre Bottas e Raikkonen logo no início, e culminando com a batida de Vettel em Hamilton quando este, atrás do “safety-car” freou inesperadamente, e sucessivamente o toque, que pareceu proposital, do alemão no inglês quando ficaram lado a lado. Um toque que foi sancionado pela direção da prova com uma parada de 10 segundos e que custou a Vettel uma probabilíssima vitória, pois quase ao mesmo tempo Hamilton teve que parar no box para trocar o apoio de cabeça que estava solto.
De qualquer forma, tudo isso proporcionou uma luta que se concluiu apenas na bandeirada final, com Vettel sempre à frente, mas de pouco, de Hamilton. E sem que a Mercedes decidisse fazer jogo de equipe, como Hamilton pediu pelo rádio, fazendo diminuir o ritmo de Bottas de forma a ficar pouco à frente de Vettel e tentar propiciar uma ultrapassagem do inglês. Isto porque a Mercedes viu a possibilidade de Bottas ser segundo, como o finlandês efetivamente conseguiu, superando Stroll nos metros finais. E justamente não quis arriscar o quase certo pelo incerto.
Um destaque todo especial vai para o brasileiro Felipe Massa, autor de uma prova excelente, que o levou ao terceiro lugar, antes da interrupção da prova. Infelizmente, dada a nova largada, sua Williams teve um problema na suspensão que acabou obrigando-o a desistir. E isto num domingo em que, por tudo o que se verificou depois na pista, a começar pela vitória de Ricciardo, que estava atrás dele, pensar numa eventual vitória não teria sido nenhum exagero.
O campeonato vê agora Vettel liderando com 14 pontos de vantagem sobre Hamilton e um mar de polêmicas envolvendo não apenas os dois pilotos mas também, embora em nível mais suave, os dirigentes das equipes. O que, convenhamos, não traz nenhum beneficio para a Formula 1.