Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaNissanToyota

Toyota e Nissan: um olhar para o futuro

por Claudio Carsughi 11/05/2017
por Claudio Carsughi 11/05/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


O tradicional motor movido à gasolina tem, em minha opinião, ainda muitos anos de bons serviços pela frente. Mas, independentemente disso, muitas montadoras estão olhando para o futuro e, especialmente visando a redução drástica de poluição nas grandes cidades, testando carros elétricos.
Uma das soluções que já se encontra no uso normal é da Toyota, com o Mirai, um carro que usa hidrogênio para carregar as baterias e que, lançado em 2014 no Japão, a partir do outono de 2015 está sendo vendido também na Europa. Seu motor tem 154 cv e o torque é de 34,2 kgmf, o que, de acordo com o construtor, leva o Mirai a 175 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. Quanto ao consumo, ele faz 5,3 km/litro de hidrogênio, com emissão de CO² nula (0 g/km).

Por seu lado a Nissan apresentou em junho de 2016 em Yokohama, no Japão, um protótipo que utiliza uma célula de combustível alimentada por etanol. Dois protótipos foram exaustivamente testados no Brasil e agora o processo de desenvolvimento continuará no Japão, podendo-se prever para 2020 a eventual produção em série. Por enquanto há ainda uma pequena emissão de CO².


Primeiro protótipo mundial foi rodando até o Palácio do Planalto e foi visto também pelo Presidente da República.


A Nissan, aliás, tem em produção desde fins de 2010 seu primeiro carro elétrico, o Leaf que, com 109 cv e torque de 25,9 kgmf chega a 144 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos com uma autonomia de 199 km. E, naturalmente, 0 g/km de emissões.

LeafMiraiNissanToyota
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Em Barcelona, Ferrari x Mercedes
Próximo
270 minutos de vexame

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência