Tite anunciou a lista dos 24 convocados para a disputa dos amistosos contra Argentina e Austrália, nos dias 9 e 13 de junho, respectivamente, em Melbourne, na Austrália. A relação trata-se de um grande teste para as novidades buscarem espaço entre os 23 que disputarão o Mundial da Rússia, no ano que vem. É o caso do goleiro Diego Alves, do zagueiro David Luiz e do meia Rodriguinho.
O goleiro do Valencia vive excelente fase na Espanha. Ele já defendeu as cores da Seleção (com Dunga, em 2014), e sua presença em uma lista de Tite já era cobrada pelo torcedor. Já o zagueiro caiu de rendimento após a disputa da Copa de 2014 e nunca mais foi convocado. Campeão inglês com o Chelsea, David Luiz tem nova chance de mostrar serviço para disputar mais um Mundial.
Quanto a Rodriguinho, é um dos principais destaques do Corinthians nesta temporada. O fato de já ter trabalhado com Tite, no Parque São Jorge, influencia bastante na convocação do atleta. Além disso, ele já foi chamado para a disputa do amistoso contra a Colômbia, em janeiro deste ano.
Entre as demais novidades, Alex Sandro e Jemerson tiveram grandes atuações pela Liga dos Campeões, sendo fundamentais nas campanhas de seus respectivos times. Tanto o lateral da Juventus quanto o zagueiro do Monaco conquistaram títulos nacionais em 2017.
A lista não conta com medalhões como Neymar, Miranda, Daniel Alves e Marcelo. A justificativa da comissão técnica para poupar os titulares absolutos diz respeito às férias dos atletas, pois as datas dos amistosos coincide com o fim da temporada europeia, e ao desgaste físico dos atletas que disputarão a final da Liga dos Campeões, no próximo sábado (3). Esse é o caso do lateral Daniel Alves — Alex Sandro seria uma exceção.
Com o time titular definido durante a disputa das Eliminatórias para a Copa da Rússia, restam ainda vagas para as reservas de Daniel Alves e Marcelo, o que apresenta uma interessante briga de Fagner contra Rafinha e Filipe Luís e Alex Sandro.