O Campeonato Brasileiro começou, e a nova temporada do nacional apresenta uma nova safra de treinadores. Entre os mais jovens, destacam-se Jair Ventura (Botafogo), Róger Machado (Atlético-MG), Fábio Carille (Corinthians), Rogério Ceni (São Paulo) e Zé Ricardo (Flamengo). Todos têm idade entre 38 e 45 anos.
Ser mais jovem significa ter novas ideias, poder acompanhar o desenvolvimento do esporte e ter mais facilidade para se adaptar às condições exigidas. No entanto, isso está longe de significar que estão preparados para assumirem seus cargos em grandes clubes do país.
Para provar isso, terão tempo indeterminado, visto que a permanência de um técnico no Brasil depende de bons resultados imediatos. E essa é a missão desses cinco jovens treinadores, que são as maiores apostas da temporada. Enquanto uns estão à frente de outros, como Róger Machado, que já é uma realidade no país, outros tentam se afirmar, e uma boa campanha em pontos corridos contribui — e muito — para que isso aconteça com bastante sucesso.