Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Domingo Monaco e Indianapolis

por Claudio Carsughi 25/05/2017
por Claudio Carsughi 25/05/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Este domingo promete muitas emoções aos amantes do automobilismo. Pela manhã (no horário brasileiro) teremos a disputa do clássico GP de Monaco, talvez o mais glamouroso de todo a temporada de F1 e certamente aquele que reúne o maior número de celebridades no paddock e nos luxuosos iates ancorados no porto. Além de ser o mais arriscado de todos pois é suficiente um pequeno erro para acabar com a corrida e, por outro lado, o piloto que não andar constantemente a milímetros do guard-rail, não terá chance alguma de vencer.

À tarde teremos em Indianapolis a disputa da clássica “500 Milhas”, com o atrativo da presença, pela primeira vez, do espanhol Fernando Alonso que, decepcionado com a absoluta falta de competitividade de sua McLaren-Honda, decidiu tentar a sorte do outro lado do oceano. Talvez perseguindo aquela “Tríplice Coroa” que até hoje só o britânico Graham Hill conseguiu. Isto é ser campeão mundial de Formula 1, vencer as 500 Milhas e triunfar nas 24 Horas de Le Mans. Ele larga na segunda fila e tem muitas esperanças, com sua Dallara-McLaren-Honda, de ter exito. Se o conseguir é o que vamos ver…

Em seu lugar, lá em Monaco, a McLaren-Honda terá a volta, apenas para este GP, do veterano mas ainda válido Jenson Button. Aliás a corrida no Principado começa para valer no treino oficial de sábado (o de hoje serve apenas para acerto geral dos carros e testes de durabilidade de pneus), pois em nenhum outro circuito é tão importante largar na pole como em Monaco. A extrema dificuldade de ultrapassar faz com que às vezes possa ser decisivo o normalmente único pit-stop programado, além do fato de que mesmo os pneus ultra-macios podem permitir stints longos, já que o asfalto é pouco abrasivo e as velocidades são baixas.

A configuração dos carros, além de algumas peças usadas especialmente em Monaco, visa obter a máxima pressão aerodinâmica possível, de forma a aumentar a aderência mecânica. Isto é importante até mesmo na curva mais lenta de todo o mundial, a Fairmont, onde sempre se forma uma procissão mas onde uma boa saída da curva, acelerando metros antes dos demais, pode propiciar condições de ultrapassagem pouco depois.

A escolha dos jogos de pneus a serem utilizados (a Pirelli levou para lá macios, super-macios e ultra-macios) mostrou uma Mercedes conservadora, uma Ferrari um pouco mais audaz e uma Red Bull ainda mais ousada. E a Pirelli ainda estabeleceu pressões mínimas baixas, com 19 nos dianteiros e 18 nos traseiros, além de claros limites de cambagem (-4,25º nos pneus dianteiros e -3,00º nos traseiros). Veremos, sábado e domingo (o treino de hoje não é muito significativo neste aspecto), quem tiver feito a melhor escolha…talvez valha o pódio.

Quanto aos pilotos, é fácil imaginar mais um round da luta entre Vettel e Hamilton, a tentativa de se intrometer nessa luta por parte de Bottas e um Raikkonen que dificilmente incomodará Vettel. Para os demais, a menos de batidas, parece difícil sonhar com um lugar no pódio.

500 Milhas IndianapolisBottasFerrariGP MonacoHamiltonMercedesRaikkonenRed BullVettel
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Toyota Corolla, um ícone automobilístico
Próximo
Questão de tempo

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?