A MotoGP neste final de semana chega à Europa, mais precisamente a Jerez, na Espanha, com uma grande surpresa : o líder é o veterano Rossi, com 6 pontos de vantagem sobre seu companheiro de Yamaha Viñales e nada menos que 18 sobre o campeão Marquez. O próprio Rossi, aliás, não esperava por isso e se declarou surpreso – mas obviamente feliz – pela atual situação.
O título, pelo que todos esperam, deve ser um duelo particular entre os dois pilotos espanhóis, o novato Viñales, grande sensação deste início de temporada, e o campeão Marquez. Mas se ambos continuarem perdendo pontos de forma inesperada (Marquez caiu na Argentina e Viñales o imitou nos Estados Unidos), Valentino Rossi pode até pensar em conquistar o que seria seu décimo título mundial e o final de uma carreira estupenda.
Por ora, temos este GP de Jerez onde a Honda tem maiores dificuldades de adaptação à pista do que a Yamaha, pelo que a dupla Rossi – Viñales vai começar os treinos com certa vantagem enquanto Marquez terá que trabalhar muito para conseguir o melhor acerto para sua moto. O circuito de Jerez, com efeito, requer fortes acelerações e violentas freadas, onde é extremamente importante que a moto tenha total estabilidade para não perder tempo.
A conclusão, assim sendo, é que teremos domingo mais um grande espetáculo… embora seja impossível apontar um claro favorito para a vitória.