Para chegar a decisão do Campeonato Paulista, o Palmeiras precisará hoje, às 19h, repetir um resultado que conseguiu apenas uma vez nesta temporada. Derrotado por 3 a 0, na partida de ida da semifinal do Paulista, o alviverde precisará vencer a Ponte Preta por quatro gol de diferença para se classificar. Em 20 partidas no ano, o Palmeiras venceu apenas o Linense por quatro gols de diferença. A vitória pelo placar de 4 a 0 foi na 4ª rodada do Estadual, em Lins.
A tarefa se torna ainda mais complicada pelo fato de a defesa da Ponte ter sofrido apenas um gol nos últimos cinco jogos. Em toda a história do Estadual, ninguém conseguiu reverter uma vantagem de três gols no mata-mata da competição.
Na última vez que o alviverde se encontrou nesta mesa situação em uma fase eliminatória, não conseguiu virar. Em 1999, enfrentou o Corinthians na decisão do Paulista, e após perder por 3 a 0 na ida, empatou em 2 a 2 na volta, em jogo marcado pelo episódio das embaixadinhas de Edílson.
São Paulo
Do outro lado da chave, o São Paulo também tem missão complicada, pois precisará superar o arquirrival Corinthians, amanhã, por três gols de diferença, em Itaquera. Neste ano, venceu por essa diferença apenas três vezes, todas no Morumbi, mas em nenhuma delas tinha um grande do outro lado.
A equipe comandada por Rogério bateu o Linense por 5 a 0, o Santo André por 4 a 1 e a Ponte Preta por 5 a 2. O ataque tricolor, que foi tão elogiado no início da temporada, caiu de rendimento, e a defesa ainda apresenta deficiências. Desse modo, construir uma boa vantagem, ainda mais por se tratar de um clássico na casa do adversário, se torna tarefa complicada.
O Corinthians vem de três jogos sem sofrer gols no Paulista. Além disso, não perdeu nenhuma vez por mais de dois de diferença nesta temporada e tem a melhor defesa do campeonato, com apenas nove sofridos.