Dois anos atrás, ao comentarmos as qualidades e os defeitos do Logan que tinha passado por um interessante re-styling, concluíamos que se tratava de um “carro honesto”. Isto é um carro que não prometia milagres, como o luxo de um Rolls Royce ou o desempenho de uma Ferrari, mas que apresentava o que os americanos definem como “value for money”. Isto é o correto retorno do dinheiro gasto com um carro que vai assegurar a seu proprietário milhares e milhares de quilômetros sem maiores preocupações.
Agora esta percepção se consolida com o novo motor 1.6 16 válvulas, recentemente apresentado pela Renault junto com o 1.0 de três cilindros, que aumenta potência e torque. A potência passa de 106 cv a 5.250 rpm para 118 cv a 5.500 rpm e o torque de 15,5 kgfm a 16 kgfm a 4.000 rpm. Isto usando álcool enquanto com gasolina o aumento é de 98 cv para 115 cv e de 14,5 kgfm para 16 kgfm, uma diferença ainda mais marcante e que nos leva a considerar a utilização da mistura álcool-gasolina (que nos é impingida tanque abaixo em nossos postos sob o falso rotulo de gasolina) como a melhor opção. Pois, entre outras vantagens, elimina aquelas desagradáveis falhas de aceleração em baixíssima velocidade (5 a 10 km/h, mais ou menos) próprias do álcool usado como combustível único. A título de curiosidade, usando o carro em nosso costumeiro percurso urbano, com ar condicionado permanentemente ligado mas com o sistema “start-and-stop” desligado (sua utilização certamente aumentaria a economia de combustível), obtivemos a marca de 5,3 km/l, usando álcool.
Pelo resto o carro traz um bom câmbio mecânico de 5 marchas (para quem o desejar existe uma versão com câmbio automatizado), com relações bem acertadas e engates precisos,(embora às vezes faça sentir sua idade com certo ruído de funcionamento) e uma direção precisa, sem ser pesada. O sistema de freios atua a contento e a estabilidade, lembrando que se trata de um tranquilo carro de turismo, é boa.
O acabamento geral, tanto externo como interno, é bom e o espaço do porta-malas é impressionante, até mesmo quando comparado com carros de preço bem maior. Pode levar com sobras toda a bagagem de uma família numerosa !
Em suma, um carro que, encarado como uma compra racional, tem inúmeras vantagens e pouquíssimas desvantagens.