Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaRenault

Logan, um carro ainda mais honesto !

por Claudio Carsughi 17/04/2017
por Claudio Carsughi 17/04/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

renault-logan-galeria-home-02.jpg.ximg.l_full_m.smart

Dois anos atrás, ao comentarmos as qualidades e os defeitos do Logan que tinha passado por um interessante re-styling, concluíamos que se tratava de um “carro honesto”. Isto é um carro que não prometia milagres, como o luxo de um Rolls Royce ou o desempenho de uma Ferrari, mas que apresentava o que os americanos definem como “value for money”. Isto é o correto retorno do dinheiro gasto com um carro que vai assegurar a seu proprietário milhares e milhares de quilômetros sem maiores preocupações.
Agora esta percepção se consolida com o novo motor 1.6 16 válvulas, recentemente apresentado pela Renault junto com o 1.0 de três cilindros, que aumenta potência e torque. A potência passa de 106 cv a 5.250 rpm para 118 cv a 5.500 rpm e o torque de 15,5 kgfm a 16 kgfm a 4.000 rpm. Isto usando álcool enquanto com gasolina o aumento é de 98 cv para 115 cv e de 14,5 kgfm para 16 kgfm, uma diferença ainda mais marcante e que nos leva a considerar a utilização da mistura álcool-gasolina (que nos é impingida tanque abaixo em nossos postos sob o falso rotulo de gasolina) como a melhor opção. Pois, entre outras vantagens, elimina aquelas desagradáveis falhas de aceleração em baixíssima velocidade (5 a 10 km/h, mais ou menos) próprias do álcool usado como combustível único. A título de curiosidade, usando o carro em nosso costumeiro percurso urbano, com ar condicionado permanentemente ligado mas com o sistema “start-and-stop” desligado (sua utilização certamente aumentaria a economia de combustível), obtivemos a marca de 5,3 km/l, usando álcool.

renault-logan-design-ambientada-traseira.jpg.ximg_.l_12_m

Pelo resto o carro traz um bom câmbio mecânico de 5 marchas (para quem o desejar existe uma versão com câmbio automatizado), com relações bem acertadas e engates precisos,(embora às vezes faça sentir sua idade com certo ruído de funcionamento) e uma direção precisa, sem ser pesada. O sistema de freios atua a contento e a estabilidade, lembrando que se trata de um tranquilo carro de turismo, é boa.
O acabamento geral, tanto externo como interno, é bom e o espaço do porta-malas é impressionante, até mesmo quando comparado com carros de preço bem maior. Pode levar com sobras toda a bagagem de uma família numerosa !
Em suma, um carro que, encarado como uma compra racional, tem inúmeras vantagens e pouquíssimas desvantagens.

2017LoganRenault
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Zé Roberto, um volante improvisado na lateral
Próximo
Hotel-castelo na Toscana é destino ideal para lua de mel dos sonhos

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência