Após vencer o Valencia por 2 a 1, o Real Madrid retomou a liderança do Espanhol, enquanto o Barcelona não entra em campo para enfrentar o Espanyol. Os madrilenhos abriram três pontos à frente dos catalães na tabela. Ainda assim, a vantagem na corrida pelo título é dos merengues, que tiveram um jogo contra o Celta adiado e dependem apenas de seus esforços para levarem o título.
O Valencia começou a partida com tudo e carimbou a trave com Santi Mina no primeiro minuto de jogo, mas quem saiu na frente foi o Real Madrid, com Cristiano Ronaldo.
Além disso, o português ainda desperdiçou um penal. O brasileiro Diego Alves defendeu, aumentado sua incrível marca de cobranças defendidas na temporada.
O preço do pênalti perdido veio com um golaço de empate, em uma cobrança de falta perfeita de Dani Parejo, no ângulo de Navas. Quando tudo parecia que o Real sairia com um empate, Marcelo apareceu para salvar com um gol aos 40.
Se o Barcelona vencer, volta a ser líder do Espanhol devido ao critério de desempate de confrontos diretos entre Real e Barça (um empate e uma vitória dos catalães).