Principal competição do continente americano, a Copa Libertadores da América inicia hoje a fase de grupos, após a realização de três fases prévias e de 15 equipes serem eliminadas pelo caminho. A 58ª edição do torneio vem recheada de novidades e recordes.
Agora, a disputa continental durará o ano inteiro. As finais estão marcadas para os dias 22 e 29 de novembro. Além disso, pela primeira vez história, o Brasil estará representado por oito equipes: Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Chapecoense, Botafogo e Atlético-PR.
Com esse número de equipes, o país tem mais chances de voltar a conquistar o título, algo que não ocorre desde 2013, quando o Atlético-MG foi campeão.
Depois do Brasil, a Argentina é o país com mais participantes, seis equipes. A principal ausência será a do Boca Juniors, segundo maior vencedor da Libertadores com seis títulos (um a menos que o também argentino Independiente). A Colômbia, país do atual campeão, o Nacional de Medellín, contará com mais outros dois representantes.
Para a história
Chapecoense e Zulia fazem a primeira partida de suas histórias pelo torneio hoje, às 21h45, na Venezuela, em duelo que marca a volta da equipe catarinense ao cenário internacional, após o acidente aéreo do ano passado.
A Chapecoense inscreveu o lateral Alan Ruschel e o zagueiro Neto, sobreviventes da tragédia.
O Atlético-PR, que passou pelas eliminatórias, estreia diante do Universidad Catolica, do Chile, às 21h, em casa.