imagens: Claudia Carsughi
Ao apresentar sua linha Corolla para 2018, a Toyota apostou em segurança, incluindo no pacote tecnológico controles de estabilidade e tração. São dois itens que muitos outros carros já tem, mas que, pela legislação brasileira, só serão obrigatórios a partir de 2022.
Em minha opinião, como o cliente típico do Corolla tem entre 40 e 60 anos, isto faz da compra de um carro um ato muito mais racional do que emocional. E vai contribuir a manter o Corolla como o mais vendido em sua categoria, sem qualquer dúvida.
Isto posto, o design do novo Corolla buscou modernizar sua frente, com grade e faróis mais finos, com recurso de LEDs nas versões mais caras. Internamente ganhou saídas de ar circulares nas extremidades do painel e um painel pouca coisa diferente. Em resumo, nada que possa assustar seus tradicionais clientes mas também nada que possa aumentar clamorosamente seu apelo junto aos jovens.
O Corolla, que começa custando R$ 90.990 na versão 1.8 GLi Upper e vai até R$ 114.990 para a versão de tope Altis (que estreia um bom revestimento de couro) tem na versão XEi 2.0, a R$ 99.990, seu modelo mais vendido.
Em todos apresenta um bom relacionamento com os mais diversos tipos de piso, dando ao carro o conforto esperado, o sistema de frenagem é eficiente, a direção é precisa o bastante e o motor responde bem às solicitações do motorista. Isto vale tanto para o 1.8 como para o 2.0, inclusive quando equipado com a transmissão CVT que simula 7 marchas e dá ao usuário a sensação de um câmbio mecânico.
A verdadeira novidade na linha Corolla 2018 é a apresentação da versão XRS (que volta ao catálogo), com certo apelo esportivo (como o aerofólio traseiro). Mas sem aquele algo mais, como seria a introdução de um turbo, que justificaria este apelo esportivo com um sensível incremento de potência. Seu preço é de R$ 108.990 o que o situa pouco acima do XEi e poderá atrair interessados.
Falando em preço, não se pode esquecer uma interessante versão especial, que, por R$69.690 oferece o motor 1.8 com câmbio mecânico de 6 marchas.. Ela é denominada GLi 1.8 mas não é encontrada para pronta entrega nas concessionárias, existindo uma fila de 6 a 8 meses, já que se destina sobretudo a frotistas, mas pode ser adquirida por qualquer pessoa interessada. Aliás, existe também uma correspondente versão com transmissão CVT especial para pessoas com necessidades especiais.
Corolla 2018 aposta em segurança
Anterior