Um dos mais tradicionais estaduais do país, o Campeonato Paulista começa hoje com caras novas nos bancos de reservas das três principais equipes da capital. Eduardo Baptista, técnico do Palmeiras, Fábio Carille, do Corinthians, e Rogério Ceni, do São Paulo, fazem suas estreias oficiais pelo torneio.
Eduardo Baptista tem a missão de conduzir o campeão brasileiro do ano passado ao título do estadual, que não vem há nove anos. Apesar de ser o seu primeiro Paulista como treinador, o comandante já conhece o futebol local, pois esteve à frente da Ponte Preta no Brasileiro do ano passado.
Para essa temporada, o Palmeiras foi o que mais se reforçou em relação ao demais times da capital e, agora, Eduardo Baptista terá à sua disposição um grupo ainda mais experiente.
Já Fábio Carille, auxiliar técnico de Tite até o ano passado, foi efetivado pela diretoria e já é pressionado por resultados. Para alcançar o sucesso, o novo treinador colocará em prática todos os ensinamentos que teve com o atual técnico da Seleção Brasileira.
O Corinthians também se reforçou para este ano, e assim como o rival Palmeiras, terá um time diferente no Paulista. Em três jogos de pré-temporada, Carille avaliou o trabalho feito até o momento e se mostra confiante.
“Olha, a gente tem que melhorar muito, mas, pela fase de preparação, por serem apenas 20 dias de trabalho e com um grupo modificado, o resultado até o momento está maior do que a gente esperava. O trabalho está muito gratificante, vai ser muito legal e vai dar certo”, assegurou o comandante alvinegro.
O desafio mais duro é o de Rogério Ceni. O Paulista é o primeiro torneio oficial da carreira do novo treinador são-paulino. Sua pequena experiência ainda deixa o torcedor desconfiado, mas os métodos modernos de trabalho que o ex-goleiro vivenciou na Europa e vem aplicando no tricolor animam o elenco do Morumbi.
“Vejo um Rogério muito feliz e que nos cativa. A alegria é transmitida para nós. Isso é importante. É um baita treinador. Só 11 jogam, mas motiva todos. É legal a participação dele. Bate falta e treina como zagueiro também. Ele é muito inteligente e surpreendeu a todos. Entende muito de futebol. Tem nos motivado muito e colocado que o São Paulo tem de jogar, pressionar e ir para cima. A motivação tem sido diferente e temos tudo para vencer em 2017”, disse o zagueiro Maicon.
Campeão do Paulista pelo Santos em 2010 e em 2016, Dorival Júnior mostra que sabe a receita para conquistar mais um estadual. Em busca do terceiro título da carreira, e do terceiro estadual consecutivo do Santos, o treinador tem a experiência a seu favor, além de contar com o mesmo e competitivo elenco do ano passado.
Atual campeão do torneio, o treinador acredita que o elenco está bem preparado para a estreia, mas avisa que o time não é o grande favorito para o título.
“Estou bem satisfeito, mas não otimista. Teremos o Paulista mais difícil dos últimos anos e podem esperar por surpresas. Os grandes precisam ter cuidados. Isso [favoritismo] pode acontecer externamente. Campanha anterior não nos credencia a nada, não nos dá possibilidade alguma. Nossa realidade é essa”, explicou o comandante do alvinegro.
A jornada de Dorival Júnior no Campeonato Paulista começa contra o Linense hoje, às 21h, na Vila Belmiro. Como desfalques, aparecem apenas Ricardo Oliveira e David Braz.