Destaque da conquista no Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras, no ano passado, Gabriel Jesus chegou no Manchester City e mostrou a que veio. Ninguém imaginava que o garoto, de 19 anos, teria uma ascensão tão precoce na Europa. Desde a ida de Neymar ao Barcelona, nenhum brasileiro teve tanto destaque em seu início no futebol europeu.
Com três gols e duas assistências em quatro jogos, Gabriel Jesus iguala seu início ao de Romário no PSV, em 1998, e só fica atrás de Ronaldo, que precisou de dois jogos para fazer três gols (PSV, em 1994), e de Roberto Carlos (Inter de Milão em 1995), que fez três gols em seus três primeiros jogos.
No domingo passado, Gabriel Jesus marcou os dois que garantiram a vitória Manchester City sobre o Swansea por 2 a 1. Foi o terceiro jogo consecutivo de Jesus como titular.
As atuações até aqui mostraram que o brasileiro não teve dificuldades para se adaptar ao esquema do técnico Pep Guardiola. Ele é o mais adiantado do esquema do treinador e é peça-chave quando o City está sem a bola. Ajuda a equipe inglesa a pressionar a saída de bola do adversário com intensidade, fechando com eficiência as linhas de passe, e quando o City retoma a posse de bola, arma contra-ataques perigosos. Assim marcou o seu primeiro gol na Inglaterra.
Jesus tem muito recurso técnico. É agressivo e disciplinado taticamente. A estrela somada à personalidade garantiram o brilho no olhar de Guardiola. Era tudo o que o treinador precisava.