A Ford há anos vem equipando muitos modelos de sua linha na Europa com os motores da família EcoBoost, um novo conceito de turbo que agora está presente também entre nós. Seguindo a tendência tecnológica de “downswing”, ou seja, redução da cilindrada, o EcoBoost consegue, com a adoção do turbo, manter potência semelhante à de um motor de maior cilindrada. Para mostrar os “segredos” do EcoBoost, a Ford produziu um vídeo desse novo padrão de motor turbo.
Presente no Brasil no Ford Fusion 2.0 EcoBoost e no Ford New Fiesta 1.0 EcoBoost, a linha é considerada um marco de inovação.Os novos motores utilizam três tecnologias principais para entregar um nível inédito de potência e economia, que são explicadas de forma simples. E seu funcionamento é controlado por um software exclusivo para otimizar o rendimento em qualquer condição de rodagem. Comparado aos motores convencionais, o EcoBoost conta com uma estrutura pequena e compacta, economizando peso e espaço para aumentar a eficiência.
Tecnologias-chave
A primeira tecnologia é a injeção direta de combustível, que permite dosar quantidades precisas de combustível diretamente nos cilindros. Feita com eletroinjetores de alta pressão com múltiplas injeções por ciclo, elimina o desperdício de combustível nos dutos de admissão e garante uma combinação perfeita de alta potência e eficiência. Trata-se de uma solução industrialmente mais cara que a injeção indireta, pois trabalha com pressões bem mais elevadas, mas o resultado é altamente positivo.
A segunda tecnologia é o turbo, dando uma dose extra de potência para o motor quando necessário. Entre outras inovações, ele trabalha com alta pressão e baixa inércia em altíssimas rotações, de até 248.000 rpm.
A terceira tecnologia é o duplo comando independente e variável de válvulas, que garante a quantidade correta de ar para a queima. Funcionando tanto na admissão como no escape, ele otimiza a eficiência do motor sob todas as condições de operação. Entre outras vantagens, permite a abertura tardia das válvulas de escape para melhorar o consumo de combustível e o cruzamento de válvulas para aumentar o torque em baixa rotação.
Naturalmente estas três tecnologias não são exclusivas da Ford e estão presentes em muitos outros modelos vendidos no Brasil mas nos carros 1.0 trata-se de um pioneirismo que merece ser destacado, pois os concorrentes, para não aumentarem o custo final do produto, preferem outras soluções. E isto, por outro lado, explica a razão pela qual a Ford, aqui no Brasil, coloca o motor 1.0 EcoBoost de 125 cv somente na versão de tope do Fiesta.