Cannoli é um tradicional doce siciliano, em que uma fina folha de massa crocante frita é enrolada e traz, em seu vão interior, um recheio de ricota e pedaços de frutas cristalizadas. Com o passar do tempo, este recheio recebeu variações e hoje são diversos os tipos de cannoli encontrados em muitos lugares.
Aqui em São Paulo, por exemplo, é presença obrigatória, junto ao cafezinho, no final do almoço do Ristorante Taormina (al. Jaú 251).
Da mesma forma, é encontrado no simpático estádio do Juventus, na rua Javary, nos dias de jogos do “moleque travesso”. E, por fim, pode ser degustado na Moscatel Doceria & Pão de Açúcar (rua 13 de Maio 655).
Em todos os lugares, o cannoli deve ser feito na hora e não pode nem mesmo ser conservado em geladeira, pois perderia seu gosto “croccante” que o diferencia de tantos outros.
Sob o comando do chef Renato Higa – confeiteiro pelo Instituto Mausi Sebess, um dos mais conceituados centros gastronômicos da América Latina -, a Moscatel Doceria & Bar de Açúcar traz receitas tradicionais do cannoli nos recheios: Ricota com Frutas Cristalizadas, Ricota com Limão Siciliano, Doce de Leite, Creme de Chocolate Belga, Pistache e Creme de Baunilha. Para a primeira edição do seu Festival do Cannoli, que aconteceu durante a festa da Nossa Senhora Achiropita nos meses de agosto e setembro, a casa produziu ainda os sabores sazonais: Capuccino e Romeu e Julieta – que, apesar de não serem fixos, podem ser encomendados em qualquer época do ano, conforme interesse dos clientes.