Pouco a pouco, em muitos países a presença de câmaras de tv em campo, para ajudar o trabalho do árbitro e seus auxiliares (que em vários casos não ajudam tanto assim) está sendo introduzida. E tem dividido opiniões, havendo quem defende a manutenção do “status quo” com a alegação que as discussões oriundas de polêmicas decisões do árbitro constituem o “sal” do futebol. Outros, pelo contrário, citam o exemplo de outros esportes em que a prova-tv já foi aceita (e por sinal com êxito) para aplaudir seu ingresso nos campos de futebol.
Em minha opinião. as câmaras de tv, se inteligentemente utilizadas, podem ser de grande proveito para evitar erros de arbitragem que, às vezes, decidem jogos e até títulos. Pois o árbitro e seus auxiliares são seres humanos, e portanto sujeitos, tanto quanto os jogadores que dirigem, a erros de todo tipo. Assim um auxílio imparcial e rápido será sempre bem-vindo.
Para isso entendo que deveria existir uma equipe fixa, de técnicos tv e ex-árbitros de reconhecido valor, para analisar em continuidade o que está acontecendo em campo e poder rapidamente avisar o árbitro quando algo de irregular estiver ocorrendo. Esta equipe, por exemplo, poderia ficar num caminhão de tv junto ao estádio.
Para os que entendem que, em determinadas ocasiões, jogos de futebol tem seus resultados definidos antecipadamente (eu não me incluo nesse lote mas também não ponho minha mão no fogo em sentido contrário), isso ajudaria a eliminar suspeições que, no fundo, nada de bom trazem ao futebol.
Bem-vinda a tv em campo !
Anterior