A Libertadores desse ano contou com cinco equipes brasileiras: Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo. Dessas, as maiores surpresas ficaram por conta da alviverde e da tricolor paulista.
O Palmeiras teve o destaque mais negativo. O alviverde, que começou a competição sendo comandado por Marcelo Oliveira e encerrarou sua participação no torneio sob a batuta de Cuca, foi eliminado na fase de grupos, somando três vitórias, dois empates e uma derrota dentro de uma chave com Rosario Central-ARG, Nacional-URU e River Plate-URU.
Já o destaque mais positivo da competição foi o São Paulo. No primeiro ano sem Rogério Ceni e com um time com poucos nomes consagrados (como o de Calleri), o tricolor paulista começou o torneio na fase de playoffs, quase foi eliminado na etapa de grupos e chegou até as semifinais da competição, parando no Atlético Nacional-COL, que mais tarde se tornaria campeão.
O Corinthians entrou no torneio como o atual campeão brasileiro, mas devido a um grande desmanche sofrido pelo mercado chinês, o alvinegro não foi muito longe na competição. Parou nas oitavas de final, frente ao Nacional-URU, com empates de 0 a 0 (no Uruguai) e 2 a 2 (em Itaquera). Na mesma etapa, o Grêmio também foi eliminado. Os gaúchos caíram diante do Rosario Central.
O Atlético-MG foi mais adiante e caiu nas quartas de final, contra o São Paulo, em duelo que marcava a revanche da Libertadores de 2013, quando o alvinegro eliminou tricolor nas oitavas de final. Os mineiros sagraram-se campeões daquele ano, e essa foi a última vez que um time brasileiro ergueu o troféu da Libertadores.
Para 2017, a Conmebol fez mudanças radicais no formato da Libertadores. Agora, a competição passará a durar o ano quase inteiro (de janeiro a novembro) e contará 47 clubes. Além disso, também terá três fases preliminares, de mata-mata, antes da definição dos grupos.
Além disso, os dez clubes que não avançarem às oitavas de final da Libertadores terão a oportunidade de seguir na Copa Sul-Americana, algo similar ao que acontece na Europa, com a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Os vencedores dos dois torneios sul-americanos garantirão uma vaga direta na fase de grupos da edição seguinte da Libertadores.
Assim, como a Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-Americana deste ano, o país será representado por oito clubes em 2017: Palmeiras, Santos, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, Atlético-PR e Botafogo, além da Chape, é claro.