Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaRenault

Os novos motores da Renault

por Claudio Carsughi 01/12/2016
por Claudio Carsughi 01/12/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

logan-1-6-sce-4

Trocar o aspecto externo e eventualmente interno de um carro é coisa normalmente feita a cada quatro anos, onde ocorre um re-styling, e depois de oito anos acontece a substituição por um novo modelo. Já os motores costumam ter vida mais longa, passam por periódicas atualizações, às vezes comunicadas com estardalhaço pelos departamentos de marketing, outras passando mais discretamente pelos meios de comunição. Mas chega uma hora em que a linha de motores precisa obrigatoriamente ser profundamente renovada, mesmo que isto custe bem mais caro que fazer uma carroceria nova.

sandero-vibe-1-0-sce-5

Foi o que a Renault está fazendo, ao lançar, aqui em Curitiba, duas novas familiais de motores : 1.0 de três cilindros e 1.6 de quatro cilindros que vem substituir, diga-se desde logo, com grande vantagem, seus antecessores. Estes estavam reclamando por essa aposentadoria, e finalmente lhes foi concedida.

1.0

1.0

O trabalho mais profundo foi realizado no 1.0, e os resultados são logo sentidos, tanto no Logan como no Sandero, graças a uma mais favorável curva de torque e aumento de potência. Nas mesmas situações, pode-se apertar menos o acelerador do que ocorria na versão anterior, tendo-se o mesmo resultado de desempenho aliado a uma sensível economia de combustível. Naturalmente para ter uma melhor definição quantitativa dos resultados alcançados vamos esperar ter à disposição um carro por pelo menos uma semana.

1.6

1.6

Também o 1.6 foi objeto de um grande trabalho nos mesmos moldes, conseguindo-se redução de peso do motor, redução de atritos internos, maior durabilidade de várias peças e, como direta consequência, maior potência e menor consumo. À exemplo do 1.0, vamos aguardar um contato mais profundo com um carro, Logan ou Sandeiro que seja, para ter-se uma clara idéia do progresso alcançado que, de qualquer forma, é marcante.

LoganmotorRenaultSandero
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Palmeiras não recomeçará do zero
Próximo
Regulamento x Bom senso

Você também pode gostar...

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue