Nos últimos dias, alguns pedidos feitos por Dorival Júnior à diretoria do Santos foram considerados inusitados. Entre eles, a contrações de veteranos que são estrelas do futebol europeu como Schweinsteiger, Ribéry, Yaya Touré e Totti.
O Santos tem um projeto voltado às categorias que é muito particular no futebol nacional. Aos poucos, garotos são lançados no elenco principal e, neste ano, o treinador efetuou um ótimo trabalho ao mesclar os jovens (Zeza, Thiago Maia, Victor Bueno…) com os veteranos (Ricardo Oliveira, Renato…).
Por mais absurdo que o pedido possa soar, Dorival está certo: não custa arriscar. Neste caso, em especial, o treinador santista faz um alerta à maior necessidade do futebol brasileiro. Os melhores atletas estão Europa, e trazer para o Brasil referências como as exigidas é o mesmo que trazer um pouco do melhor futebol do mundo.
Em suma, os europeus enxergam o futebol de uma maneira bem diferente da nossa. O Brasil precisa desse olhar, e passar novas ideias aos mais jovens seria essencial para complementar o trabalho de Dorival no Santos.