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FiatIndustria Automobilistica

Abarth competizione, um verdadeiro foguete

por Claudio Carsughi 19/12/2016
por Claudio Carsughi 19/12/2016
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No ano passado testamos, aqui em São Paulo, o 500 Abarth, versão esportiva do tradicional carro da Fiat que faz, ha anos, sucesso no mundo todo. Mas ficou-nos a curiosidade de dirigir sua versão mais potente, a Abarth 595 competizione que fica (no aspecto esportivo) abaixo apenas das versões para pista e da 695 biposto, um dois lugares em que a busca pela redução de peso tirou parte do conforto que o carro costuma oferecer a quem o usa normalmente.

Nosso desejo de andar com a 595 competizione acabou materializando-se na Suiça, onde o simpático carrinho estava sendo apresentado, e onde pudemos sentir, sobretudo nas estradinhas de montanha, quão agradável é dirigi-lo perto do limite. Com relação à versão em que andamos em São Paulo, a diferença pode ser resumida numa expressão : um pouco mais.

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Com efeito, ele, em tudo, oferece um pouco mais do que sentimos por estas bandas. Seu motor, que tem 180 cv, permite, de acordo com os dados oficiais, acelerar de 0 a 100 km/h em 6″7 (contra os 7″3 do outro) e sua velocidade máxima passa de 213,5 km/h na versão 2015 (e 218 km/h na de agora) para 225 km/h. A diferença, portanto, existe e se sente.

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Mas a coisa não fica por aí. Nas curvas longas e estreitas, o “feeling” que passa a direção é muito bom. Os freios dão uma sensação de segurança total, mesmo acionados intensa e repetidamente, e o pedal mantém uma modulabilidade bem satisfatória. Finalmente, quanto ao acerto da suspensão, o 595 competizione tem uma frente rápida na entrada de curva e uma traseira bem plantada no solo. A este respeito, contudo, é importante lembrar-se de fazer os pneus dianteiros chegarem à sua temperatura ideal. Antes disso observa-se uma certa saída de frente (de toda forma controlável), já com os pneus na temperatura certa o comportamento é totalmente “neutro”.

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Em suma, para quem quer ainda mais, este Abarth 595 competizione é o máximo que se pode desejar, antes de se chegar às versões destinadas às pistas. Em troca de tudo o que oferece, quanto ao prazer de dirigir, ele pede apenas uma coisa : um asfalto bem liso, pois mesmo nas juntas de dilatação dos viadutos e na passagem por cima das tampas de boeiros, ele reclama. E, aqui entre nós, tem todo o direito de faze-lo !

500 AbarthAbarth 595 competizione
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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