Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Rosberg campeão : deu a lógica

por Claudio Carsughi 27/11/2016
por Claudio Carsughi 27/11/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

cyr1tkuwgaeiguz

 

O GP de Abu Dhabi, 21.a e última prova do mundial, consagrou o alemão Nico Rosberg como campeão mundial de F1, exatamente 34 anos depois que seu pai, Keke Rosberg, tinha alcançado o mesmo triunfo. Mas as semelhanças param por aí, pois Keke só ganhou aquele mundial de 1982 face ao falecimento de Villeneuve e ao grave acidente que depois alijou Pironi da disputa. Embora, em que pese isso, a Ferrari tenha ganho a Copa dos Construtores daquele ano, mostrando uma indiscutível superioridade. Keke, com efeito, com sua William-Ford, só conseguiu vencer o GP da Suiça enquanto Nico teve uma conduta extremamente brilhante este ano e não deveu o título a nenhum acidente dos rivais.

 

kekerosberg1982swissgp_011

 

Dito isto, vale acentuar a diferença de conduta dos dois pilotos da Mercedes. Hamilton, que largou na frente, fez o possível para diminuir o ritmo da corrida, de forma a que tanto Red Bull como Ferrari pudessem chegar perto de Rosberg, que lutava para ser segundo (embora um terceiro lugar já lhe garantisse o título). Enquanto Rosberg, mostrando notável maturidade, não se desesperou com isso e não forçou uma ultrapassagem que poderia fazer acabar prematuramente a corrida dos dois. Não obstante essa eventualidade lhe garantisse de antemão o título, para desespero do box da Mercedes que queria a todo custo levar para casa mais uma dobradinha, como efetivamente conseguiu, Com mérito exclusivo, nisso, de Rosberg que soube, nas volta finais, rechaçar antes o ataque de Verstappen e depois o de Vettel. Este, com uma tática acertada na escolha dos pneus, tinha no fim pneus mais novos e com isso conquistou brilhantemente o pódio, superando os dois pilotos da Red Bull.

 

mideast_emirates_f1_g_amar_8

 

O campeonato termina assim com um brilhante vencedor, uma equipe (a Mercedes) que ratificou sua absoluta superioridade sobre todas as demais, deixando par Red Bull e Ferrari os lugares seguintes, e um garoto (Verstappen) que mostrou ter grandes qualidades. Resta apenas que ganhe um pouco de experiência e aprenda a ser, às vezes, menos impulsivo para se tornar um grande campeão.

 

cyr3rjawqaaopo1

 

A F1 viu também, neste GP, a derradeira apresentação de dois excelentes pilotos, o brasileiro Massa e o inglês Button, que vão deixar uma excelente lembrança em todos nós. Massa conseguiu, com sua modesta Williams, um bom 9º lugar enquanto uma quebra obrigou, em sua outro tanto modesta McLaren, Button a retirar-se da corrida .Enquanto isso, para outro brasileiro, Nasr, o futuro na F1 se apresenta, neste momento, sob um grade ponto de interrogação, que esperamos possa se resolver da melhor forma possível..

ButtonFerrariHamiltonMassaMercedesRed BullRosbergVerstappenVettelWilliams
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Vasco se livra do maior vexame de sua história
Próximo
Nove vezes Palmeiras

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025
  • 2

    Tera é a maior aposta da Volks para liderar o mercado

    27/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?