Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Fiat 124 Spider, meio século depois

por Claudio Carsughi 23/11/2016
por Claudio Carsughi 23/11/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

img_7979

Quando, em setembro, sentei na Fiat 124 Spider, logo minha memória voltou meio século atrás. Parecia o mesmo carro que, na década de 60, tinha dirigido na Italia. Ao menos no aspecto de estilo, a traseira curta, o capô longo, apenas dois lugares, uma capota de tela acionada manualmente e, no todo, a impressão de um agradável carro esportivo.

fiat-124-spider-classic-03
Mas este 124 Spider que dirigi na Suíça é, mecanicamente, muito diferente, sendo que o antecessor é apenas uma lembrança que foi totalmente modernizada sem porém perder seu fascínio vagamente retrô.
1525014910807733025

Dirigindo-a percebe-se logo que o motor agora é bem mais potente, em lugar dos 90 cv do 1.438 cm³ de duplo comando e carburador Weber temos o moderno 1.368 cm³ turbo de 140 cv. O câmbio, que era um 5 marchas (opcional, de série tinha 4), agora tem 6 marchas.
A suspensão é totalmente diferente, pois o eixo rígido de então cedeu lugar a um sofisticado multilink de 5 braços e na frente temos duplos quadriláteros. E a direção hidráulica é acionada eletricamente.
2017-fiat-124-spider-dashboard
Dirigindo-a nas estradas suíças cheias de curvas (deixamos de lado, propositalmente, a auto-estrada) percebe-se um carro que se encontra bem à vontade, rápido na entrada da curva, perfeito na manutenção da trajetória e com uma traseira que faz exatamente o que o motorista deseja. Se exagerar e souber o que está fazendo, ele vai sair um pouco de traseira, de forma macia e progressiva, sem causar qualquer susto mas permitindo, pelo contrário, uma boa diversão.
img_7965-1
De qualquer forma não é um carro para passar do limite, isto poderá ser feito com a versão Abarth deste mesmo 124 Spider. Este 124 Spider serve para passear, viajar e sentir toda a emoção que só um conversível 2 lugares, estilo antigo, pode fornecer.
Antes que me esqueça, uma nota de louvor para o câmbio mecânico de 6 marchas. Engates precisos e bem definidos fazem esquecer qualquer automático, por melhor que seja.
img_7966

AbarthconversívelFiat 124 Spider
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
2ª edição do L´Auto Preferita premia os destaques da indústria automobilística brasileira
Próximo
Fiat Mobi Drive busca a economia

Você também pode gostar...

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados

Nissan Kicks, totalmente renovado, estreia novo motor e câmbio

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto