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Industria AutomobilisticaPorsche

Porsche 911, o mito continua

por Claudio Carsughi 31/10/2016
por Claudio Carsughi 31/10/2016
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Para a Porsche, o turbo não é certamente uma novidade, desde 1974 ele se faz presente nas versões mais potentes de sua 911. Mas para os apaixonados do mundo todo, o verdadeiro 911 é aquele com alimentação atmosférica, já que assim nasceu no longínquo ano de 1963 e assim permaneceu até ontem. Sim, até ontem, pois agora o 911 teve um “downsizing” em sua cilindrada (passou de 3.8 para 3.0) para melhor se adaptar às normas anti-poluição e ganhou um turbo.
Assim foi com grande curiosidade que recebemos aqui em São Paulo um 911 Carrera S edição 2016, já que na Europa só andamos, até hoje, nas versões aspiradas (além, é claro, dos modelos turbo). E a impressão final foi que a transformação foi positiva, com um aumento de 20 cv (agora são 420 cv) e um torque incrementado de 60 Nm (cerca de 6,1 kgfm) chegando a 500 Nm (cerca de 50,9 kgfm), torque esse alcançado já a 1.700 rpm e que se mantém até 5.000 rpm. Isso tudo com economia de consumo (estima-se cerca de 10% em menos) e redução das emissões de CO², pois o novo motor tem um maior rendimento mecânico.

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Para os nossos leitores que não são “vidrados” em mecânica, pode-se dizer que esta Porsche é um carro excelente (é quase impossível encontrar nele um defeito) e que atende perfeitamente a quem deseja um carro esportivo mas que possa também ser usado diariamente. Tanto no aspecto mecânico como no acabamento, onde se percebe um cuidado extremo, tudo é feito pensando em perfeição. Apenas para darmos um exemplo, seu diâmetro de giro é de apenas 10,6 metros, uma marca que lembra de imediato carros médio-pequenos e sua facilidade em rodar e estacionar nas grandes cidades.

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Para os que, pelo contrário, gostam da “graxa”, poder-se-ia escrever laudas e mais laudas de elogios. A começar pela frenagem, onde as repetições do 100 km/h a 0 não trazem problema algum ao sistema e, muito pelo contrário, mostram uma diminuição dos espaços tão logo os discos atingem a temperatura ideal. Impossível fazer melhor. Passando pela impecável estabilidade, pela direção de respostas imediatas e precisas, pelo câmbio que, graças aos últimos aperfeiçoamentos do Pdk tornou-se ainda mais esportivo e eficaz, tudo contribui para que o motorista se sinta sempre à vontade. E, dependendo de onde se encontrar e de sua habilidade, ele pode optar por um dos 4 “setup” disponíveis :Confort, Sport, Sport plus e Individual. No meio da rodela de comando uma tecla vermelha (herança direta do Porsche 918 Spyder) permite obter, durante 20 segundos, o rendimento máximo do motor independentemente do acerto previamente escolhido. o que pode ser muito útil numa ultrapassagem ou numa emergência.

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Dirigindo este 911 Carrera S percebe-se que basta apertar o pedal do acelerador para encontrar sua alma esportiva. Além de 4.000 rpm o motor sobre de giro com uma rapidez impressionante e os 6.500 rpm (regime de potência máxima) chegam num instante. E a subida não se interrompe aí, pois chega-se facilmente a cerca de 7.500 rpm, quando intervém o limitador. Isto em função da excelente curva de potência que se mantém elevada em toda a parte alta do conta-giros. As marcas fornecidas pela Porsche são de 306 km/h de velocidade máxima e aceleração 0-100 km/h em 3″9 enquanto medimos o consumo urbano obtendo 8,6 km/litro.
Assim vale ainda falar um pouco do trabalho que foi efetuado neste motor, com até mesmo um sentido “ecológico”, como a bomba de água e o compressor do ar condicionado automaticamente desligados quando não necessários, e a função “livre” do câmbio Pdk que, quando se levanta o pé do acelerador, abre a dupla embreagem e o carro roda sem freio motor. Por outro lado foi buscada a redução de peso, com o bloco pesando menos 1,5 kg e o reservatório de óleo, agora feito de plástica, menos 2 kg.

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A suspensão foi rebaixada em 10 mm e sistema de escape tem duas formas de atuação (normal e esportiva) para fornecer uma sonoridade parecida com a que se espera de um Porsche.
Dito tudo isso – e haveria muito mais a ser escrito – ficam apenas a lamentar os limites de velocidade existentes e a buraqueira de nossas ruas, fazendo lembrar com saudade as auto-bahn. Um Porsche não merece este castigo !

Assista ao vídeo com as impressões ao dirigir:

Porsche 911 Carrera Sturbo
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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