Antes da parada para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o Barcelona havia decepcionado frente ao Celta de Vigo ao sair derrotado por 4 a 3, em dia de muitas falhas catalãs. Hoje, o time de Luis Enrique goleou o Deportivo La Coruña por 4 a 0, na partida que marcou o retorno de Messi aos gramados, após passar três semanas afastado por lesão.
O argentino anotou um gol, mas não atuou durante os 90 minutos. Poupado, ele só entrou aos 10 do segundo tempo, no lugar de Busquets, mas precisou de apenas três minutos para encontrar o caminho das redes.
Antes de Messi, o protagonismo era do jovem meia Rafinha. Campeão olímpico junto com Neymar nos Jogos do Rio, o filho de Mazinho marcou os dois primeiros gols do Barça na partida.
Suárez foi o autor do terceiro, para igualar o francês Griezmann na artilharia, com seis gols.
O placar poderia ter sido ainda mais elástico, porque os catalães acertaram a trave três vezes e jogaram com um a mais durante quase meia hora, depois da expulsão de Laure, por uma cotovelada em Neymar.
Com o tridente de ataque sul-americano de volta e um Rafinha mostrando todo o seu potencial, o Barcelona, enfim, voltou a jogar bem.