Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
MotoMotoGP

Marquez merecidamente campeão

por Claudio Carsughi 16/10/2016
por Claudio Carsughi 16/10/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

cu4psdeweaav3ap

Quando as estatísticas mostravam que seria difícil para Marc Marquez festejar neste domingo o título mundial, já que para isso seriam necessárias várias coincidências, o imprevisto aconteceu. No GP do Japão, em Motegi, seus dois diretos rivais, Rossi e Lorenzo, caíram, um na 7ª volta e outro na 19ª, permitindo a Marquez festejar antecipadamente (faltam ainda 3 GPs à conclusão do campeonato) seu quinto título mundial.
É uma história, a do jovem piloto espanhol (tem apenas 23 anos e um futuro excepcional pela frente), que começou com o título mundial da 15 em 2010, continuou com o da Moto2 em 2012 e se enriqueceu de três títulos da categoria máxima em 2013, 2014 e agora 2016.
Os números de sua carreira são eloquentes : em 147 GPs ele conseguiu nada menos que 55 vitórias (42%) e teve ainda 52% de poles e 72,4% de pódios. Isso com uma moto, a Honda, que frequentemente mostrou dificuldades para ser pilotada no limite mas que Marquez, que amadureceu enormemente nos últimos tempos, soube sempre controlar. Quando a moto lhe permitia, tentava vencer, quando isto era impossível buscava marcar pontos. Uma “formiguinha” que soube amealhar o bastante para colocar-se definitivamente entre os grandes pilotos de todos os tempos.

Lorenzo

Lorenzo

Do outro lado, tanto Rossi como Lorenzo não conseguiram acompanha-lo e não é um acaso que ambos, em 4 GPs, não tenham marcado pontos. Em um (Rossi, no Mugello) traido pelo motor que explodiu (o de Lorenzo tinha tido o mesmo destino nos treinos), nos outros em virtude de quedas.

Valentino Rossi

Valentino Rossi

O que se tira deste campeonato é que a vitoriosa carreira de Valentino Rossi está chegando a seu fim (o que é amplamente explicado pela idade) enquanto a de Lorenzo chegou a uma bifurcação. Ano que vem ele será o piloto número 1 da Ducati, que neste domingo no Japão conseguiu o segundo lugar com Dovizioso, e deverá demonstrar se poderá ser o grande adversário de Marquez ou se deverá contentar-se com o papel de desafiante.

cu3j_lcwiaaupwv

2016campeaoDucatiHondaLorenzoMarquezMotoGPRossiYamaha
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Messi volta bem; Barcelona também
Próximo
A importantíssima 31ª rodada

Você também pode gostar...

Moto Morini: bom filho à casa retorna. A Águia de Ouro trará bons presentes ao consumidor brasileiro?

Carro rebaixado, caminhão arqueado e moto com guidão seca-sovaco: mau gosto no trânsito

Bajaj Dominar 400: ela ajuda a luta de Mahatma Gandhi pela liberdade das pessoas?

Honda CRF 1100L Africa Twin: será que este ícone está à altura de suas concorrentes diretas?

A KTM vai quebrar de novo ou vai virar Indiana de vez?

EICMA 2024: Honda apresenta motor V3 com “turbo elétrico”?

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Moto Morini: bom filho à casa retorna. A Águia de Ouro trará bons presentes ao consumidor brasileiro?

Carro rebaixado, caminhão arqueado e moto com guidão seca-sovaco: mau gosto no trânsito

Bajaj Dominar 400: ela ajuda a luta de Mahatma Gandhi pela liberdade das pessoas?