O GP da Malásia, com uma pista molhada e extremamente difícil, acabou apresentando um espetáculo soberbo, com a luta entre as Ducati di Dovizioso e Iannone a Yamaha de Rossi.
Dada a largada, Lorenzo pulou à frente, logo depois foi a vez de Marquez assumir a ponta e na passagem da 1ª volta era Rossi a liderar. Na 2ª, começando uma luta entre as duas Ducati e a Yamaha, era a vez de Iannone a liderar. Uma disputa que apresentou lances sensacionais, viu Rossi liderar e Iannone cair, e depois apareceu em destaque Dovizioso que, aproveitando um erro de Rossi assumiu a ponta e foi progressivamente aumentando sua vantagem, deixando para Rossi a defesa do 2º lugar do assedio de Lorenzo.
O espanhol teve que se contentar com o 3º lugar, enquanto o novo campeão mundial, Marc Marquez, mais uma vez caiu e, embora conseguindo voltar à pista, teve que se contentar com um obscuro 11º lugar. Aliás as quedas foram uma constante e também Crutchlow foi ao chão, mostrando como a habilidade de Dovizioso na pista molhado lhe valeu o segundo triunfo de sua carreira (o primeiro aconteceu no longínquo ano de 2009).
Pelos azares que teve ultimamente, foi mais do que merecida a vitória de Dovizioso que não escondeu, após a chegada, ter chorado durante toda a última volta, tal a emoção em sentir o tão esperado triunfo finalmente se concretizar, após ter-lhe escapado no GP da Áustria. Festa total na equipe Ducati, que agora esperar com ansiedade 2017, para tentar, com Lorenzo e Dovizioso, chegar ao título mundial que lhe falta ha quase uma década, deste o tempo de Stoner.