Em função das reformas da Libertadores promovidas pela “Nueva Conmebol”, o Brasil terá duas novas vagas na competição continental. Ou seja, além do campeão da Copa do Brasil, os seis melhores colocados do Campeonato Brasileiro também terão passaporte carimbado. Vale lembrar que Coritiba e Chapecoense ainda brigam pelo título da Sul-Americana, e caso um deles vençam, teríamos oito clubes representando o país no torneio.
Com mais vagas, resta saber se o Brasil voltará a dominar o torneio. Das edições de 2011 até as de 2014, o país contava com seis representantes na Libertadores (o atual campeão, o vencedor da Copa do Brasil e os quatro melhores do Brasileiro) algo que soava como um absurdo por muitos da Conmebol. Nesse período, sagraram-se como campeões continentais o Santos, o Corinthians e o Atlético-MG, sem contar o Internacional que triunfou em 2010.
No papel, as chances de um novo brasileiro campeão, agora, são maiores. Vamos aguardar a definição dos clubes classificados para obter um prognóstico mais aprofundado.