Não seria nenhum absurdo afirmar que a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro foi uma das mais importantes da competição. O Palmeiras venceu o Figueirense. O Flamengo perdeu para o Internacional. O Atlético-MG também caiu, diante do Botafogo. E o Santos empatou com o Grêmio, na Vila Belmiro.
Os resultados fizeram com que a etapa fosse perfeita para o Palmeiras, que soma 64 pontos na tabela. Agora, o alviverde tem uma rodada de vantagem sobre o Flamengo (quatro pontos a mais que rival carioca), algo que proporciona a confiança necessária e ameniza um pouco — bem pouco — a pressão exercida pelo rubro-negro nessa reta final.
Além disso, a 31ª rodada, em minha concepção, já elimina dois times da briga pelo título — apesar de, matematicamente, terem chances de conquistá-lo. Não acredito que Atlético-MG (com 56 pontos) e Santos (55) ultrapassem o Palmeiras em sete rodadas. Para mim, as duas equipes brigarão apenas entre si pela vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Já o Flamengo, não pode mais perder nessa caça ao líder, enquanto o Palmeiras depende apenas de si para erguer o caneco, que cada vez fica mais próximo.