O mundial de MotoGP, que teve neste domingo a disputa de mais uma etapa, o GP de Aragon, na Espanha, praticamente marcou a conquista do título por parte do atual líder, o espanhol Marc Marquez que, vencendo a prova e deixando seu mais direto rival, o italiano Valentino Rossi, em terceiro lugar, aumentou sua vantagem para nada menos que 52 pontos.
Isto quando estão em disputa apenas mais 100 pontos, ja que faltam 4 GPs para a conclusão do campeonato, encerra qualquer dúvida que ainda pudesse ocorrer e faz com que agora o mundial se concentre entre os dois pilotos da Yamaha, para a busca do vice-campeonato, disputa na qual Rossi tem atualmente 14 pontos de vantagem sobre Lorenzo, terceiro colocado.
Marquez, que dominou todo o fim de semana e, embora não precisasse se arriscar, disputou uma prova de ataque desde a largada, teve um erro claro na 3ª volta, perdendo varias posições, enquanto Rossi fazia o inverso, assumindo na 9ª volta a liderança. Mas Marquez, com toda calma, foi recuperando posição apos posição e na 12ª volta reassumiu a liderança para não mais deixa-la até a bandeirada final.
Uma vez mais a escolha dos pneus acabou sendo determinante, com o trio Lorenzo, Rossi e Pedroza optando por médios na frente e duros atras enquanto Marquez, Viñales e Crutchlow colocavam duros tanto na frente como atrás… Essa escolha, ao menos para Marquez, revelou ser a mais acertada e foi um dos fatores determinantes de seu triunfo, além de seu excepcional desempenho que mostrou definitivamente ser mais do que merecedor do título mundial desta temporada.