Por Jorge Finardi
Comercializado no Brasil desde 1984, o Fiat Uno mostra na sua linha 2017 que tem fôlego para ficar por um tempo no mercado. E fôlego mesmo, pois as suas seis versões passam a contar com uma inédita e exclusiva família de motores. O modelo foi escolhido para estrear globalmente os motores FIREFLY, com versões 1.0 três cilindros e até 77 cavalos e 1.3 quatro cilindros e até 109 cavalos, que oferecem o maior torque de seus respectivos segmentos aliado a baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões. Todas as versões contam com carroceria de quatro portas.
A linha Fiat Uno 2017 também conta com direção elétrica com função City como item de série em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistência de partida em rampa, sistema antideslizamento, partida assistida, novos pneus superverdes e o sistema Start&Stop vem de série em todas as versões com motor 1.3, inclusive as equipadas com câmbio Dualogic.
Por fora as mudanças são pequenas, mas que deixa a linha Fiat Uno 2017 com um visual mais moderno e bonito. Novas grade e para-choque dianteiro, rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting são algumas das mudanças. Por dentro o modelo recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift para as versões Dualogic.
Além do motor, destaque da linha Fiat Uno 2017, outra boa novidade é que todas as versões são equipadas de série com direção com assistência elétrica. O sistema proporciona maior conforto ao motorista e com a City, ativada por meio de um botão no painel, deixa a direção praticamente 50% mais leve durante as manobras de estacionamento.
Além de todas estas tecnologias a linha Fiat Uno 2017 traz uma ampla lista de itens de série que lhe conferem um alto índice de sofisticação, aliado ao aproveitamento de espaço interno, conforto, interior moderno e design atual e icônico.
Desde a versão Attractive 1.0 Flex o novo Uno 2017 vem de fábrica muito equipado, contando com ar condicionado, direção elétrica com função City, brake light + sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, função Lane Change para auxiliar o comando de seta, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, welcome moving e display LCD de alta resolução equipado com computador de bordo A e B, volante multifuncional para comando das funções do computador de bordo e muito mais.
O novo Uno 2017 Way 1.0 Flex acrescenta a mais alguns itens específicos da versão, como barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais das portas com inscrição Way, lanternas traseira com acabamento fumê e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.
O Uno Way 1.3 Flex soma aos itens de série da versão Way 1.0 sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA.
O novo Uno 2017 Way 1.3 Flex Dualogic traz o câmbio Dualogic ainda mais eficiente com a atuação do Hill Holder, o sistema de auxílio para arrancadas em aclive. Outra importante característica são os botões instalados no console central, dispensando o uso da alavanca, mais um pioneirismo e exclusividade do Uno. O sistema traz ainda o paddle shift, borboletas atrás do volante para troca manual das marchas. Completam os itens de série dessa versão os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC (controle de estabilidade eletrônica), TC (controle de tração) e ASR (sistema antitravamento das rodas em frenagem).
A versão Sporting 1.3 Flex traz os conteúdos da Way mais itens específicos da versão: suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, rodas de liga leve 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade dianteira na cor preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faixa horizontal no painel e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor Vermelho Royal.
O novo Uno 2017 Sporting 1.3 Flex Dualogic adiciona o câmbio Dualogic controlado por botões instalados no console central, paddle shift e os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC, TC, ASR e Hill Holder. Todas as versões oferecem dois pacotes de opcionais diferentes: Kit Comfort (itens mais voltados para conforto) e Kit Tech (composto com vários conteúdos tecnológicos).
Na gama de cores a oferta também é vasta: para a Attractive são três opções sólidas, Vermelho Alpine, Branco Banchisa e Preto Vulcano, e mais cinco metálicas, Vermelho Oppulence, Prata Bari, Cinza Scandium, Preto Vesúvio e Branco Alaska (perolizado). As versões Way podem receber ainda a sólida Branco Kalahari e as metálicas Cinza Telurium e Verde Amazon, enquanto o Sporting oferece a exclusiva Vermelho Modena Os preços das versões são os seguintes: R$41.840,00 para a Attractive 1.0 Flex; R$42.970,00 para a Way 1.0 Flex; R$47.640,00 para a Way 1.3 Flex; R$51.990,00 para a Way 1.3 Flex Dualogic; R$49.340,00 para a Sporting 1.3 Flex e R$53.690,00 para a Sporting 1.3 Flex Dualogic.
Fiat_Uno_Tecnologia_master_ from Matel Vídeo on Vimeo.