Após uma interrupção programada de antemão para não se chocar com os Jogos Olímpicos, volta o mundial de F1 com a disputa domingo do GP da Bélgica, no clássico traçado de Spa-Francorchamps. Um traçado de nada menos que 7.004 metros (raridade na atualidade) e, somado à varabilidade do clima na região, faz com que muitas vezes chova num determinado ponto enquanto em outro não chove.
Esta situação, como é lógico, torna desafiador pilotar no limite pois uma eventual falta de aderência pode significar um choque contra as barreiras e forçar um abandono. Da mesma forma como os pneus são muito exigidos nas curvas velozes e nas subidas e descidas e seu desgaste deve ser cuidadosamente monitorado para definir o momento mais apropriado para um pit-stop.
A este respeito, lembro que no ano passado o vencedor, Hamilton, fez dois pit-stops e esta deve ser a estratégia mais usada também este ano. os pneus postos à disposição são os médios, macios e supermacios. Os dois primeiros serão os mais usados na corrida, enquanto os supermacios deverão ter seu melhor momento no treino válido para a formação do grid de largada, no sábado.
A penalidade para Hamilton usar dois novos motores (um será usado já, o outro guardado para outros GPs) o fará largar lá atrás e oferece uma oportunidade de ouro a Rosberg para reduzir drasticamente a atual vantagem de Hamilton e tornar mais incerta a luta pelo mundial.
Aliás é interessante observar como os dois únicos candidatos ao título mundial, o líder Hamilton e o vice-líder Rosberg, tem projetos diferentes quanto à tática de corrida. Pois Hamilton, não tendo outra opção, revela uma clara disposição em atacar, tendo escolhido apenas 3 jogos de médios e nada menos que 6 de macios, ao passo que Rosberg parece mais cuidadoso, levando 4 jogos de médios e 5 de macios. De qualquer forma veja as escolhas de cada piloto :
Quanto aos demais pilotos, que como de hábito devem disputar apenas o último lugar vago no pódio, atrás das duas Mercedes, será interessante ver se a Red Bull, com Ricciardo e Verstappen (o garoto normalmente se dá bem em Spa), continuará á frente das Ferrari de Vettel e Raikkonen. Se, como parece provável, isto voltar a ocorrer, o time vai consolidar seu segundo lugar na Copa dos Construtores e abrirá para a Ferrari um mar de polêmicas no GP seguinte, em Monza, a 4 de setembro.