Presente em todas as edições da Copa do Mundo e maior campeã mundial, a seleção masculina também tentará a conquista do inédito ouro e, enfim, entrar para a história olímpica. Hoje, em Brasília, a equipe comandada por Rogério Micale estreia nos Jogos contra a África do Sul, às 16h, no estádio Mané Garricha.
O treinador fará duas alterações em relação à equipe que venceu o Japão por 2 a 0 no último sábado, em amistoso preparatório para os Jogos. O goleiro Weverton, convocado no domingo, e Renato Augusto entrarão nas vagas de Uilson e Rafinha.
Mais uma vez, a maior aposta do Brasil será Neymar, agora como um dos mais experientes. Em Londres-2012, o Brasil chegou à decisão do torneio com uma geração formada por Ganso, Oscar e Alexandre Pato. Naquela final, a equipe comandada por Mano Menezes perdeu para o México, por 2 a 1, de virada, com dois gols de Peralta, que estará na Rio-2016.
Os melhores resultados do masculino em Jogos são três pratas (Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012) e dois bronzes (Atlanta-1996 e Pequim-2008).
Os Jogos de Atlanta também marcaram a permissão de jogadores profissionais na disputa olímpica masculina. Até hoje a medida é válida, desde que os atletas tenham até 23 anos, com três exceções por país.