O GP da Bélgica, que poderia eventualmente permitir uma inversão de posições na liderança do mundial, pois Rosberg largava da pole e Hamilton da última fila, acabou mostrando a esperada vitória de Rosberg mas também permitiu a Hamilton de limitar o prejuízo e continuar na ponta do mundial. Sua vantagem reduziu-se de 19 para 9 pontos sobre o companheiro de equipe mas o inglês tem agora um motor quase novo (foi utilizado pela primeira vez neste GP) e outro 0 km, o que pode lhe permitir uma tática muito interessante até o final do campeonato. Um final que, em minha opinião, confirmará o favoritismo de Hamilton rumo a mais um título mundial.
Naturalmente deve-se dizer que, além de sua reconhecida habilidade, as circunstâncias da corrida favoreceram Hamilton, pois a tríplice batida Verstappen – Raikkonen – Vettel logo na largada lhe permitiu superar três rivais que, muito provavelmente, lhe teriam impedido de subir ao pódio e assim reduzir o prejuízo em relação a Rosberg.
Na batida, em que Raikkonen se encontrou, sem culpa alguma, como a mortadela de um sanduiche, apertado entre Verstappen de um lado e Vettel do outro, as culpas, em minha opinião, devem ser divididas entre Verstappen (70%) e Vettel (30%). O garoto, por demais “carregado” psicologicamente pela fato de atuar em casa (sua mãe é belga), passou mais uma vez dos limites e Vettel também errou, talvez como consequência também psicológica de um fim de semana em que Raikkonen lhe foi globalmente superior.
No que se relaciona aos pilotos vale também lembrar a excelente corrida de Alonso que, num carro (a McLaren Honda) longe de ser o melhor, mostrou toda sua reconhecida habilidade. E deixou claro que, ao volante de um carro competitivo, ele ainda é páreo para todos os demais pilotos.
A corrida mostrou também a boa fase da Red Bull, segunda com o ótimo Ricciardo, e o contínuo progresso da Force India, quarta e quinta. Na Copa dos Construtores agora a Red Bull é destacadamente segunda, à frente da Ferrari, enquanto a Force India superou a Williams.
Para os brasileiros, certo progresso da Sauber permitiu a Nasr fazer uma boa corrida, o mesmo não se podendo dizer de Massa que lutou muito mas acabou num modesto 10º lugar, já sem pneus na parte final. Agora, em relação a Massa, é esperar pelo próximo domingo, com o GP da Italia na pista de Monza, onde o brasileiro sempre tem tido boas atuações.