Apóps uma pausa de três semanas, recomeça o campeonato mundial de moto com o GP da Austria, no circuito de Spielberg, perto de Zeltweg, onde recentemente foram realizados treinos oficiais da categoria.
Assim todas as equipes já tem importantes noções de como andarão as motos com os novos pneus Michelin e poderão escolher a tática melhor para o treino oficial e depois para a corrida de domingo.
A situação do campeonato se mostra, neste momento em que faltam ainda 8 GPs a seu término, amplamente favorável ao [íder Marc Marquez que, com sua Honda, tem nada menos que 48 pontos de vantagem sobre o outro espanhol, Lorenzo, e enormes 59 pontos sobre o terceiro colocado, o italiano Rossi. Para estes dois perseguidores o traçado de Spielberg traz como incógnita as duas grandes retas onde a Ducati poderia impor a superioridade de seu motor e criar sérios problemas para a dupla da Yamaha. Mas, neste aspecto, nem mesmo a Honda de Marquez tem motivos para ficar muito tranquila, embora os pilotos da Ducati não tenham mais qualquer chance de se intrometerem na luta pelo título mundial. Coisa que, nos projetos da firma de Borgo Panigale, deveria acontecer em 2017 com a concluída contratação de Jorge Lorenzo, chamado a fazer dupla com Andrea Dovizioso .