Apesar da cerimônia de abertura ser apenas na sexta-feira, a disputa da Rio-2016 começa hoje – e com o Brasil como protagonista. A seleção feminina de futebol estreia contra a China, às 16h, no Engenhão.
Lideradas por Marta, as meninas tentarão conquistar a primeira medalha de ouro olímpica da história do futebol brasileiro. Os melhores resultados do feminino até aqui foram duas pratas, conquistadas em Atenas-2004 e Pequim-2008. Nas duas finais, o Brasil caiu diante da seleção norte-americana.
Os Jogos do Rio serão os últimos de uma geração formada por Marta, eleita cinco vezes a melhor do mundo, e Formiga, que vai à sua sexta disputa olímpica. Para se ter ideia, 11 das 18 convocadas pelo técnico Vadão terão a Rio-2016 como a primeira Olimpíada da carreira.
As maiores adversárias do Brasil são as norte-americanas. Desde que o programa olímpico incluiu o torneio feminino de futebol, em Atlanta-1996, elas nunca ficaram fora de um pódio. Em cinco participações, os EUA conquistaram quatro ouros e uma prata (Sidney-2000).
Além do duelo entre Brasil e China, outros jogos estarão acontecendo pelo país no torneio feminino. Em São Paulo serão duas partidas: às 15h, Canadá x Austrália, e às 18h, Zimbábue x Alemanha. Em Belo Horizonte, EUA pegam a Nova Zelândia, às 19h, e a França enfrenta a Colômbia, às 22h. Suécia e África do Sul abrem a disputa dos Jogos no Engenhão, às 13h.