Nestes dias muito se tem falado de Olimpíadas e Jogos Olímpicos, inclusive com várias enquetes que perguntavam quantas medalhas o Brasil conseguiria arrebanhar na Olimpíada que tem lugar no Rio de Janeiro.
A pergunta em si, contudo, contém um erro crasso que muita gente tem cometido sem se dar conta disso. Olimpíadas e Jogos Olímpicos não são sinônimos, longe disso, mas constituem acontecimentos estritamente ligados. Pois “olimpíade” é o espaço de 4 anos que intercorre entre a disputa de dois Jogos Olímpicos sucessivos. Então é uma referência de tempo, como é um ano ou um século.
Já Jogos Olímpicos são as disputas esportivas realizadas a cada 4 anos numa cidade diferente, recebendo seus vencedores medalhas de ouro e os imediatamente classificados a seguir, medalhas de prata e de bronze.
Voltando ao exame da enquete, pode-se dizer que a “olimpíada” do Rio permitiu preparar a cidade e suas instalações esportivas para o grande evento. Ou, de acordo com a visão de cada um, deveria ter permitido faze-lo.
E os Jogos Olímpicos darão seus louros aos três primeiros colocados de cada competição.